empreendedorismo

Acredita Portugal. Escolhidas as startups finalistas do concurso do Montepio

Fotografia: Sarah Costa/Global Imagens
Fotografia: Sarah Costa/Global Imagens

São 21 projetos divididos em sete categorias. Os vencedores serão conhecidos em junho.

Foram divulgados os nomes dos 21 finalistas que vão concorrer pelo prémio final do concurso Acredita Portugal do Montepio. A iniciativa, que pretende galardoar as melhores ideias de empreendedorismo, já teve outros nomes, como “InovPortugal” e “Realize o Seu Sonho”. Os vencedores terão acesso a recompensas e serviços que ascendem a um valor de até 500 mil euros.

Os finalistas foram escolhidos depois de terem apresentado os seus projetos no sábado passado na sede da Microsoft. Ao longo das próximas semanas, os selecionados participarão num programa de pré-aceleração e mentoria. A avaliação final acontecerá em março e a comunicação do vencedor será feita no início de junho, numa gala no Centro de Congressos de Lisboa.

Os finalistas foram divididos por sete categorias.

Empreendedorismo Social

Espaço de saúde e cuidados visuais. É um projeto que promove a criação de produtos e serviços, para que os alunos possam treinar dentro da instituição as competências necessárias ao seu futuro desenvolvimento profissional.

Upframe. É um programa de pré-aceleração que liga fazedores a mentores, startups, incubadoras e aceleradoras, de forma a otimizar recursos.

Para Onde? É uma associação de voluntariado internacional, que envia portugueses para programas no estrangeiro e acolhe voluntários internacionais em comunidades locais.

Prémio Brisa Mobilidade 2017

TruckIT. É uma plataforma que liga transportadoras ou particulares com transportes de mercadorias a potenciais interessados nesses serviços.

TAMAI – Tecnologia Automóvel de Mobilidade Ambiental e Inovação (Veículos Elétricos reciclados a partir de veículos existentes). É um projeto de veículos elétricos reciclados e recriados a partir de outros já existentes, a combustão, com um modelo de mobilidade mais económica e que contribui para o futuro sustentável.

WePark. É um serviço personalizado para estacionamento de veículos que funciona através de uma aplicação mobile, disponibilizando motoristas de confiança para estacionar os seus veículos nos grandes centros urbanos.

Prémio K. Tech

Shuteye. É uma plataforma que oferece um descanso de curta duração, conectando proprietários de unidades turísticas e clientes que pretendem descansar por pouco tempo, através de uma aplicação mobile e web.

Cook4me. É uma startup de encomenda e entrega de comida caseira.

FoundVet. É uma app que permite aos donos de animais de companhia solicitarem uma consulta veterinária ao domicílio.

Saúde

SELLA, Medical Technologies. É um software que permite o diagnóstico e planeamento de terapêuticas, tendo em conta a originalidade biológica de cada doente.

Blood Reprogramming Technologies: Skin cells to make blood, be your match. Baseia-se numa tecnologia de reprogramação celular que permite gerar células estaminais do sangue humanas funcionais, compatíveis e em número suficiente a partir de células da pele obtidas de cada doente.

Your Pocket Nutritionist: A Your Pocket Nutritionist. É uma webapp de recomendações automáticas de nutrição.

Materiais/Indústria

Graphenest – Advanced Nanotechnology. É um método inovador e lowcost para a produção de grafeno e compósitos avançados.

Matter | sustainable and sensory design. Desenvolve materiais de revestimento a partir de resíduos e subprodutos agroindustriais.

WEStoreOnTEX. É um projeto de armazenamento de energia para alimentar dispositivos eletrónicos e sensores integrados na própria roupa.

Produtos

UZME Everywhere. É um produto que permita aquecer comida de forma autónoma, sem recurso à eletricidade ou gás.

InfiniteBook. É um quadro branco em forma de caderno.

K-NINE Healthy Chews. É um biscoito para animais de estimação roerem que aposta na saúde e segurança.

Serviços

SMARTFOREST – A wireless ad hoc network for forest monitoring. É um projeto de monitorização inteligente de incêndios florestais, com auxílio de dados ambientais, em tempo real.

Footwizzi. Permite a venda online de artigos de calçado de marcas novas ou das mais inovadoras no mercado, juntamente com sapatarias de rua.

Cohomy. É uma plataforma espaços partilhados para trabalho e viagens.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Margarida Matos Rosa, presidente da Autoridade da Concorrência

Tiago Petinga/Lusa

Concorrência acusa 5 seguradoras e 14 administradores de formarem um cartel

Turismo. Fotografia: REUTERS/Nacho Doce

Excedente comercial nacional afunda mais de 68% no 1º semestre

empresas

Quando o nome de família trava o crescimento das empresas

Outros conteúdos GMG
Acredita Portugal. Escolhidas as startups finalistas do concurso do Montepio