novos negócios

AdsYeah! Democratizar a publicidade em papel

Rodrigo Pimenta, CEO da AdsYeah!. Fotografia:
Leonardo Negrão/Global Imagens
Rodrigo Pimenta, CEO da AdsYeah!. Fotografia: Leonardo Negrão/Global Imagens

Startup sediada em Braga aposta em publicações locais e regionais. Utilizadores têm guia para criar anúncios sem grandes conhecimentos

“Mais de 99% das empresas europeias são PME. Quantas têm dinheiro para uma agência de publicidade e comunicam de forma profissional?” Rodrigo Pimenta tinha uma agência própria, uma das 50 maiores do Brasil. Só que não chegava.

Depois da primeira ideia, em 2008, mudou-se para Braga em março de 2013 para criar a AdsYeah!, a solução que veio “democratizar o acesso à publicidade de qualidade para empresas que não têm hipótese de contratar uma agência”.

A plataforma é 100% online, funciona em sistema de cloud, mas só trabalha com jornais e revistas em papel, quer nacionais quer regionais. Através de arquivos com modelos de peças preconcebidos (templates), qualquer pessoa, em poucos minutos, pode inserir títulos, textos, preços, promoções, fotos, imagens e logótipos.

Cria-se publicidade de qualidade sem ser necessário ter grandes conhecimentos informáticos e com resolução em 300dpi, o formato ideal das fotografias em papel. No início, além do anúncio de teste, os clientes podem escolher duas opções diferentes: um anúncio, por cinco euros, ou um pacote de 12 anúncios.

Leia aqui: Web Summit: Wifi na FIL e Meo Arena liga 50 mil pessoas e 150 mil dispositivos

Rodrigo Pimenta assume que este serviço “é um grande desafio, ao transformar um conjunto de informações abstratas, como o formato do jornal” em formato digital. Também já representou um investimento de 450 mil euros em oito anos. “Fui o meu próprio business angel, porque as minhas empresas foram muito bem-sucedidas.”

Parte deste valor foi utilizado para comprar cerca de 400 jornais de vários países. “Muito poucos têm normas gráficas e de publicidade, por isso é que tivemos de começar a colecionar jornais de Portugal, Brasil, Alemanha e Suíça.”

Há ainda vários vídeos de aulas virtuais, que servem para ensinar como funciona e estrutura-se a comunicação social numa perspetiva publicitária.

Sediada em Braga e com escritórios em Lisboa e Rio de Janeiro, a plataforma liderada por Rodrigo Pimenta conta atualmente com sete pessoas e vai participar na Web Summit no âmbito do programa Alpha, “algo que foi conseguido apesar de não estarmos em qualquer incubadora”, destaca Rodrigo Pimenta.

A AdsYeah! surge também numa altura em que se discute o futuro dos jornais em papel. O criador da plataforma sustenta: “Oiço há 25 anos que o jornal vai acabar. Acredito que vai durar entre mais 40 e 50 anos; a microeconomia precisa de se publicitar.” Além disso, “há muitos formatos e nichos de mercado; o jornalismo regional não está em formato digital como os grandes diários internacionais”, conclui Rodrigo Pimenta.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Foto: DR

Telecomunicações: Há sete anos que preços sobem mais do que na UE

Fotografia: RODRIGO ANTUNES/LUSA

Acordo à vista para alargamento das 35 horas a 30 mil trabalhadores

31145227_GI240418JF040_WEB

Ryanair tem até 30 de junho para travar greve europeia

Outros conteúdos GMG
AdsYeah! Democratizar a publicidade em papel