novos negócios

AdsYeah! Democratizar a publicidade em papel

Rodrigo Pimenta, CEO da AdsYeah!. Fotografia:
Leonardo Negrão/Global Imagens
Rodrigo Pimenta, CEO da AdsYeah!. Fotografia: Leonardo Negrão/Global Imagens

Startup sediada em Braga aposta em publicações locais e regionais. Utilizadores têm guia para criar anúncios sem grandes conhecimentos

“Mais de 99% das empresas europeias são PME. Quantas têm dinheiro para uma agência de publicidade e comunicam de forma profissional?” Rodrigo Pimenta tinha uma agência própria, uma das 50 maiores do Brasil. Só que não chegava.

Depois da primeira ideia, em 2008, mudou-se para Braga em março de 2013 para criar a AdsYeah!, a solução que veio “democratizar o acesso à publicidade de qualidade para empresas que não têm hipótese de contratar uma agência”.

A plataforma é 100% online, funciona em sistema de cloud, mas só trabalha com jornais e revistas em papel, quer nacionais quer regionais. Através de arquivos com modelos de peças preconcebidos (templates), qualquer pessoa, em poucos minutos, pode inserir títulos, textos, preços, promoções, fotos, imagens e logótipos.

Cria-se publicidade de qualidade sem ser necessário ter grandes conhecimentos informáticos e com resolução em 300dpi, o formato ideal das fotografias em papel. No início, além do anúncio de teste, os clientes podem escolher duas opções diferentes: um anúncio, por cinco euros, ou um pacote de 12 anúncios.

Leia aqui: Web Summit: Wifi na FIL e Meo Arena liga 50 mil pessoas e 150 mil dispositivos

Rodrigo Pimenta assume que este serviço “é um grande desafio, ao transformar um conjunto de informações abstratas, como o formato do jornal” em formato digital. Também já representou um investimento de 450 mil euros em oito anos. “Fui o meu próprio business angel, porque as minhas empresas foram muito bem-sucedidas.”

Parte deste valor foi utilizado para comprar cerca de 400 jornais de vários países. “Muito poucos têm normas gráficas e de publicidade, por isso é que tivemos de começar a colecionar jornais de Portugal, Brasil, Alemanha e Suíça.”

Há ainda vários vídeos de aulas virtuais, que servem para ensinar como funciona e estrutura-se a comunicação social numa perspetiva publicitária.

Sediada em Braga e com escritórios em Lisboa e Rio de Janeiro, a plataforma liderada por Rodrigo Pimenta conta atualmente com sete pessoas e vai participar na Web Summit no âmbito do programa Alpha, “algo que foi conseguido apesar de não estarmos em qualquer incubadora”, destaca Rodrigo Pimenta.

A AdsYeah! surge também numa altura em que se discute o futuro dos jornais em papel. O criador da plataforma sustenta: “Oiço há 25 anos que o jornal vai acabar. Acredito que vai durar entre mais 40 e 50 anos; a microeconomia precisa de se publicitar.” Além disso, “há muitos formatos e nichos de mercado; o jornalismo regional não está em formato digital como os grandes diários internacionais”, conclui Rodrigo Pimenta.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
José Vieira da Silva, ministro do Trabalho. Fotografia: TIAGO PETINGA/LUSA

CML admite comprar 11 prédios da Segurança Social

Emissão de dívida do Benfica foi a menos concorrida de sempre

Os países da OPEP vão produzir mais petróleo. Fotografia: D.R.

Petróleo perde mais de 4,65%

Outros conteúdos GMG
AdsYeah! Democratizar a publicidade em papel