Amaciador português para painéis solares vale investimento de 1.2 milhões

ChemiTek vai usar verba para expandir aposta no mercado internacional. Investidores foram exclusivamente portugueses.

A ChemiTek desenvolveu uma solução para tornar os painéis solares mais eficientes. Através de um líquido com aspeto de amaciador - o produto Solar Wash Protect - consegue eliminar os dejetos dos pássaros, pólen e ferrugem destas infraestruturas. A startup de Esposende convenceu os investidores e obteve um investimento de 1,2 milhões de euros, segundo o anúncio feito nesta terça-feira.

A injeção de capital vai servir para "expandir o alcance no mercado internacional, para o aprimoramento das nossas soluções sustentáveis, sobretudo no setor solar, e para novas contratações", destaca o fundador e presidente executivo da ChemiTek, César Martins, citado em comunicado de imprensa. Atualmente, a empresa dá emprego a oito pessoas.

O líquido é vendido às empresas contratadas pelas gestores de parques solares, que depois utilizam máquinas para a manutenção destas instalações. No caso dos particulares, o líquido é comprado pelas empresas que vendem e cuidam destas unidades.

A ronda de investimento foi liderada pelos business angels portugueses da Ganexa Capital, em conjunto com a Statusmaneuver (de Coimbra) e a EDP Ventures. Além disso, permanecem na estrutura acionista da empresa investidores como a Portugal Ventures, SBS StartupBraga, Braincapital e Summa GP.

Nascida em fevereiro de 2018, a ChemiTek recebeu um investimento de 800 mil euros em 2019, liderado pela sociedade pública de capital de risco Portugal Ventures e que também contou com a participação do fundo de capital de risco da Startup Braga (SBS).

Da unidade industrial de Esposende também saem produtos para a limpeza de barcos ou de comboios. No ano passado, durante o primeiro pico do coronavírus, a empresa chegou a fabricar um desinfetante sem álcool que, além de eliminar o SARS-CoV-2, também era eficaz contra outros vírus, como o ébola.

Em janeiro, César Martins já tinha admitido ao Dinheiro Vivo que a empresa estava a levantar um novo investimento, entre 1,5 e 2 milhões de euros, para apostar nos Estados Unidos e no continente asiático.

Em 2020, a ChemiTek registou mais de um milhão de euros em vendas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de