fazedores

Amazon e Google investem em startup portuguesa Doppio

(DR)
(DR)

A Doppio é uma startup de jogos ativados por voz, que está a ser desenvolvida em Lisboa pelo brasileiro Jeferson Valadares.

A startup Doppio – de jogos ativados por voz – recebeu um milhão de euros de financiamento, numa ronda seed (fase inicial) agora anunciada. O valor foi arrecadado junto de vários investidores conceituados, como o Fundo Alexa, da Amazon, e o programa de investimento do Google Assistant. Participaram ainda Andy Chung e Phillipp Moehirng da AngelList e do fundo BreakawayGrowth, especializados no setor dos videojogos. De Portugal, fizeram parte a Portugal Ventures e a Busy Angels.

A Doppio é desenvolvida por Jeferson Valadares. O brasileiro veio para Portugal em 2018, na altura participou no programa Launch in Lisbon, da Startup Lisboa – que ajuda estrangeiros a fixarem-se no mercado português – e acabou por ficar e sediar na capital portuguesa a sua empresa de jogos ativados por voz. “São uma espécie de histórias interativas, em que o utilizador conversa com as personagens, ou podem também ser quizzes, tudo para ser utilizado com dispositivos como a Alexa ou Google Home que as pessoas têm em casa,” explicou ao Dinheiro Vivo.

O valor arrecadado agora vai servir para desenvolver novos jogos e aumentar a equipa. Neste momento a Doppio conta já com um jogo, o Vortex, de ficção científica e aventura, lançado para a Alexa, da Amazon, em outubro de 2018, e para o Google Home, em janeiro de 2019. “Este investimento é um voto de confiança no enorme potencial dos jogos conversacionais. Existem milhões de dispositivos ativados por voz mas poucos jogos estão a aproveitar a oportunidade única criada pela tecnologia da voz”, explica o fazedor.

A abordagem da Doppio passa por ter vários escritores a desenvolver vários mundos ficcionados, criando uma atmosfera de jogo propícia para a conversa, recorrendo à utilização de inteligência artificial. “O gaming tem surgido como um dos mais entusiasmantes usos para a tecnologia da voz e a Doppio está entre os primeiros a reconhecer este potencial”, indicou, em comunicado, Paul Bernard, diretor do Fundo Alexa. “A Doppio está bem posicionada para capitalizar com o crescimento contínuo dos jogos por voz e estamos felizes por os ajudar a escalar o seu negócio e a desenvolver novas experiências para os clientes”, acrescentou.

Para além dos seis investidores pricipais, a ronda contou ainda com a participação de nomes Lasse Seppänen (Supercell), Alexis Bonte (Stillfront & Atomico) e David Helgason (Unity). “Estamos encantados de ter recebido um apoio tão abrangente à nossa visão e ansiosos por trabalhar arduamente para a concretizar no próximo ano”, assegurou Jeferson Valadares.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Vista aérea da Praça dos Restauradores em Lisboa, Portugal, 24 Março de 2020. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

A economia entrou em estado de quarentena

Lisboa, 10/05/2019 - Vida do Dinheiro (DN-TSF) - Isabel Furtado, presidente da Cotec e da TMG.
Isabel Furtado
(Gerardo Santos / Global Imagens)

Covid-19: “Medidas têm de ser estratégicas e não apenas imediatas e impulsivas”

Ursula  von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. Fotografia: Kenzo Tribouillard/AFP

Comissão Europeia vai rever proposta de orçamento da UE

Amazon e Google investem em startup portuguesa Doppio