João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, foi convidado pela Casa Branca para participar na 7ª edição da Global Entrepreneurship Summit (GES), um evento de empreendedorismo que decorre entre 22 e 24 de junho na Universidade de Stanford, na Califórnia.
O convite, feito por carta, surge na sequência do trabalho que Portugal tem feito na promoção e desenvolvimento do ecossistema empreendedor, com iniciativas como a Startup Portugal, a estratégia nacional para o empreendedorismo, apresentada há duas semanas no Porto. Os países convidados devem ter um plano concreto de promoção do empreendedorismo e do ecossistema empreendedor, iniciativas governamentais nesse sentido e já histórias concretizadas neste âmbito.
Organizada por Barack Obama, a cimeira tem como objetivo "criar condições para que os empreendedores de todo o mundo tenham recursos e redes necessárias para mudar o mundo". A cimeira já decorreu em países como a Turquia, Malásia, Marrocos e Quénia, em edições anteriores. A 7ª edição conta com a participação de cerca de 700 empreendedores de 170 países, investidores e aceleradoras.
A cimeira é dedicada a temas ligados ao empreendedorismo e ao ecossistema de startups e João Vasconcelos vai participar numa reunião com Barack Obama, que contará com vários governantes de outros países (entre os quais estarão outros quatro países europeus), sabe o Dinheiro Vivo.
Leia mais: Aqui vai nascer um dos maiores hubs criativos e empreendedores da Europa
Da comitiva nacional fazem parte ainda os responsáveis pelas startups portuguesas, NuRise e D-Orbit, adianta a edição deste sábado do Expresso. Veja a agenda de eventos da GES aqui.