Startup Portugal

António Costa lança portal para startups em colaboração com a Índia

António Costa com Narendra Modi, na Índia.
Fotografia: TIAGO PETINGA/LUSA
António Costa com Narendra Modi, na Índia. Fotografia: TIAGO PETINGA/LUSA

A iniciativa conjunta foi acordada na visita do primeiro-ministro àquele país e é lançada este sábado, com a presença do homólogo indiano em Lisboa.

No início do ano, de visita à Índia, o primeiro-ministro português assinou, com o chefe do governo do país, um memorando de entendimento que estabelecia uma parceria entre os dois estados na área do empreendedorismo. O acordo incluía a atribuição de um visto especial a fazedores indianos interessados em vir para Portugal e previa ainda a troca de conhecimento e a cooperação no desenvolvimento de ideias e projetos, com o envolvimento de startups, investidores, incubadoras, universidades e entidades governamentais.

Este fim de semana, a caminho de um encontro nos Estados Unidos com o presidente Trump, o primeiro-ministro indiano decidiu retribuir a visita de António Costa e fez uma paragem em Lisboa. Este sábado, Narendra Modi junta-se ao líder do executivo português no lançamento do India Portugal Startup Hub (IPSH), um portal que pretende ligar os ecossistemas empreendedores dos dois países e torná-los mais aptos para se destacarem à escala global.

A plataforma resulta de uma colaboração entre a iniciativa Startup Portugal, a Startup India e a agência de investimento indiana. Pretende a troca de experiências entre os agentes do meio, o reforço do networking e a partilha de iniciativas, eventos e formações. “O Invest India, em colaboração com o Startup Portugal, tratará da gestão do portal, continuará a atualizar o conteúdo e a adicionar recursos, como intermediário entre os ecossistemas indiano e português. Prevê-se ainda que o IPSH seja uma infraestrutura tecnológica e a plataforma comum para futuros programas conjuntos serão executados”, indica o Governo em comunicado.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (MANUEL DE ALMEIDA/LUSA)

Marcelo. “É preciso em abril ganhar maio”. Escolas devem continuar fechadas

Henrique Burnay, sócio-gerente da Eupportunity
(Paulo Spranger/Global Imagens)

“O problema desta crise são os Estados-membros, não é Bruxelas”

pandemia de covid-19 (coronavírus) portugal corona virus concelho

345 mortos e 12442 casos confirmados de covid-19 em Portugal

António Costa lança portal para startups em colaboração com a Índia