Associação de Jovens Empresários leva executivos à tropa

Empresários simulam cenários de guerra
Empresários simulam cenários de guerra

A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) está a promover, desde dia 19 e até dia 23 de maio, a sétima edição do Treino Intensivo de Liderança, um curso organizado em parceria com a Academia Militar. O desafio é desenvolver a liderança dos empresários, recorrendo a exercícios físicos desenvolvidos com os métodos pedagógicos utilizados pelo exército.

Durante os cinco dias, e à semelhança de recrutas, os formandos do TIL veem as suas capacidades serem testadas ao máximo em sessões de treino físico e psicológico. Aqui, recebem lições de gestão de stress, gestão de conflitos, coordenação de equipas, inteligência emocional, autocontrolo, capacidade de motivação, influência e persuasão, comunicação assertiva, planeamento, estratégia e processos de tomada de decisão. No fim, a ideia é que as estratégias e processos de formação das chefias militares sejam aplicadas à realidade empresarial.

Leia também: Ninguém olha para o seu CV? Descubra porquê

Entre as várias experiências proporcionadas pelo TIL, contam-se o trajeto em carros blindados, os testes com meios de visão noturna e a utilização de espaços de treino militar onde se simulam cenários de guerra e de sobrevivência. As simulações e exercícios são realizados em analogia com a realidade empresarial, equiparando o comportamento dos formandos no terreno à sua capacidade de reação e de tomada de decisões perante as adversidades que transformam o quotidiano das empresas num desafio profissional cada vez mais exigente.

Provas de adaptação ao meio ambiente, orientação topográfica ou sessões de treino físico são algumas das atividades práticas previstas pelo programa formativo. As atividades distribuem-se por instalações como as da Academia Militar na Amadora, a Tapada Militar de Mafra, o Campo Militar de Santa Margarida, a Escola de Tropas Pára-quedistas de Tancos e o Centro de Tropas Comandos (exército), em Sintra.

Saiba mais sobre o curso aqui.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O deputado do PCP, João Oliveira. MIGUEL A. LOPES/LUSA

PCP vai votar contra Orçamento Suplementar

tap lay-off

Plano para salvar a TAP sem nacionalizar custava mais que 4 meses de lay-off

avião da TAP em Faro

TAP. Azul cede e nacionalização evitada durante a madrugada

Associação de Jovens Empresários leva executivos à tropa