Aves como esta fizeram o Duorum ser eleito o melhor projeto de gestão da biodiversidade europeu

Cotovia-de-Popa é uma das aves protegidas
Cotovia-de-Popa é uma das aves protegidas

Três vezes por ano, um biólogo vai ao<a href="http://www.duorum.pt/" target="_blank"> Duorum</a>, situado nas regiões do Cima Corgo e Douro Superior, para "medir a quantidade de biodiversidade" do projeto. E este ano a quantidade foi mais do que suficiente para que o projeto lançado em 2007 ganhasse este ano o prémio Anders Wall, atribuído ao melhor projeto de gestão da biodiversidade e paisagem em espaço rural.

Promovido há 13 anos pela Anders Wall Foundation, Friends of the Countryside, DG Environment European Comission e a Royal Swedish Forestry and Agriculture Academy, este prémio reconhece, anualmente, o melhor projeto europeu que tenha contribuido de uma forma positiva para o desenvolvimento rural sustentável, preservação da paisagem, promoção da biodiversidade e que potencie a economia rural da comunidade europeia. E o projeto Duorum cumpre todos estes requisitos.

“Somos, por natureza, apaixonados pela biodiversidade e temos um espírito verde mais ativo, uma vez que somos agrónomos”, reage assim, ao Dinheiro Vivo, José Maria Soares Franco, referindo-se ao outro mentor do projeto, João Portugal Ramos.

O Duorum é composto por 300 hectares de propriedade, onde estão duas vinhas no concelho de Vila Nova de Foz Côa: Quinta de Castelo Melhor e Quinta do Custódio, e uma adega em Ervedosa do Douro, inseridas na Região Demarcada do Douro, uma das mais antigas do mundo e reconhecida como Património da Humanidade, pela Unesco.

As propriedades encontram-se ainda em dois locais da rede europeia de conservação da natureza – Rede Natura 2000, a Zona de Proteção Especial para Aves do Douro Internacional e Vale do Águeda e o Sítio de Importância Comunitária do Douro Internacional.

Ler também: E os vinhos portugueses premiados no Canadá são…

No âmbito desta política, a Duorum aderiu em 2012 à Iniciativa “Business&Biodiversity”, que consiste num conjunto de empresários a nível europeu que desempenham a sua atividade, tendo em consideração a preservação das espécies e da natureza.

Nesta quinta encontra-se uma escarpa sobre o rio Douro, utilizada por diversas espécies de aves rupícolas (que constroem ninhos em rochedos), e ainda algumas espécies com elevado estatuto de proteção, como é o caso do “chasco-preto, em vias de extinção, e para o qual desenvolvemos um plano de conservação e de monitorização de avifauna face aos impactes da nova vinha”, explica João Maria Soares Franco.

Esta ave serviu, aliás, de inspiração para o vinho O.Leucura (nome científico da ave). Mas quem não tem vinho com o seu nome mas também é protegido é o Britango, o Falcão Peregrino, o Grifo, o Milhafre Preto e a Cotovia-de-Poupa.

Além da preservação das aves, o projeto Duorum tem o objetivo de promover a inclusão no meio sócio-económico desfavorecido onde se insere, através da criação de emprego, atracção de visitantes e regeneração do património.

Referindo o facto deste prémio ser atribuído a empresas privadas europeias, o enólogo diz-se “orgulhoso”, levando-o a afirmar que “vale apostar no valor acrescentado da sustentabilidade, ainda que implique custos, para o negócio”. Um negócio que inclui os vinhos João Portugal Ramos e que “vai bem, tendo já atingido o break-even em 2014”, remata.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

1400 empresas já pediram para aderir ao novo lay-off, apoios só a 28 de abril

Antonoaldo Neves, presidente executivo da TAP. Fotografia: Adelino Meireles/Global Imagens

TAP também vai avançar com pedido de layoff

Veículos da GNR durante uma operação stop de sensibilização para o cumprimento do dever geral de isolamento, na Autoestrada A1 nas portagens dos Carvalhos/Grijó no sentido Sul/Norte, Vila Nova de Gaia, 29 de março de 2020. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Mais de 80 detidos e 1565 estabelecimentos fechados

Aves como esta fizeram o Duorum ser eleito o melhor projeto de gestão da biodiversidade europeu