BlaBlaCar angaria 177 milhões. É uma das mais bem financiadas da Europa

Benelux, Croácia, França, Alemanha, Empresa já opera em países como Hungria, Índia, Itália, México, Polónia e Portugal, entre outros.
Benelux, Croácia, França, Alemanha, Empresa já opera em países como Hungria, Índia, Itália, México, Polónia e Portugal, entre outros.

A maior comunidade de partilha de viagens em carro de longa distância do mundo, a <a href="https://www.blablacar.pt/ridesharing-novo?comuto_cmkt=PT_ADWORDSBRAND_ALL_PT_ADWORDS_ALL_BRANDSEARCH_CAR2&amp;utm_source=ADWORDSBRAND&amp;utm_campaign=PT_ADWORDSBRAND_ALL_PT_ADWORDS_ALL_BRANDSEARCH_CAR2&amp;gclid=CjwKEAjwpuSvBRDSkaes4OasuEESJACfwIc_7XZJL6FI-Sw35HaZ3s0iCPHOf2UirVd3xOBKv5PqtxoCNwvw_wcB" target="_blank">BlaBlaCar</a>, acaba de anunciar a angariação de 177 milhões de euros (200 milhões de dólares), de maneira a poder expandir os mercados na Europa.

A ronda de investimentos Série D, anunciada hoje, foi liderada pela Insight Venture Partners e pela Lead Edge Capital, contando ainda com a participação da Vostok New Ventures.

Além dos 200 milhões de dólares angariados, a empresa tinha já levantado 300 milhões até à data: as rondas de financiamento tornam-na numa das mais bem financiadas startups da Europa.

A rede de partilha de viaturas conta com mais de 20 milhões de membros em 19 países: na base do negócio está um serviço que é uma rede de partilha que torna mais acessível a forma de viajar entre cidades através do aproveitamento dos lugares vazios, até então desperdiçados. O modelo do negócio fez da startup a empresa líder da economia global de partilha.

“Construímos uma atividade única, baseada nos valores da verdadeira partilha e este financiamento vai ajudar a libertar o seu potencial ainda mais nos próximos anos”, explica o fundador e diretor executivo da BlaBlaCar, Frédéric Mazzella.

A expansão global da startup aconteceu sobretudo quando, em julho de 2014, a empresa angariou 100 milhões de dólares de investimento e conseguiu expandir a atividade para os mercados da Turquia, Índia e México e depois de três aquisições europeias na Alemanha, México e Europa Oriental, que incluiu a compra da carpooling, em abril deste ano.

A angariação de financiamento na Série D vem possibilitar a aceleração do crescimento da empresa na Europa, Portugal incluído, assim como o arranque em mercados emergentes como o brasileiro e o asiático.

“Com este investimento adicional, seremos capazes de acelerar o nosso crescimento em mercados novos e em mercados já estabelecidos, continuando a construir a maior comunidade do mundo de transporte operado pelas pessoas. Este financiamento é um passo significativo no sentido de transformar a mobilidade a uma escala global”, esclarece Nicolas Brusson, co-fundador e diretor de operações da BlaBlaCar, que já opera no Benelux, Croácia, França, Alemanha, Hungria, Índia, Itália, México, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia, Espanha, Turquia, Ucrânia e Reino Unido.

O investimento hoje anunciado segue-se a uma Série A de 1,25 milhões liderada pela ISAI (2011), uma Série B de 10 milhões de dólares liderada pela Accel Partners (2012), e a uma Série C de 100 milhões de dólares liderada pela Index Ventures (2014).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

BlaBlaCar angaria 177 milhões. É uma das mais bem financiadas da Europa