Fazedores

BPI dá prémios e bolsas internacionais a duas startups portuguesas

Fundadores da Sensei, uma das startups premiada: Joana Rafael, Vasco Portugal e Paulo Carreira. Fotografia: DR
Fundadores da Sensei, uma das startups premiada: Joana Rafael, Vasco Portugal e Paulo Carreira. Fotografia: DR

Sensei e HiJiffy ganharam a terceira edição portuguesa dos prémios Empreendedor XXI. Delox ganhou galardão da Agência Nacional de Inovação.

O BPI realizou pela terceira vez a edição portuguesa dos prémios Empreendedor XXI. Duas startups nacionais ganharam, cada uma, um prémio de cinco mil euros e uma bola para participarem em programas internacionais em Silicon Valley (Estados Unidos) ou em Cambridge (Reino Unido). Houve ainda um prémio da ANI – Agência Nacional de Inovação.

A Sensei e a HiJiffy ganharam os prémios atribuídos pelo BPI. A Sensei conta com uma solução e inteligência artificial e machine learning que pode implementar em lojas de retalho autónomos, graças à análise de dados em tempo real. Até ao final do ano, vão arrancar as primeiras lojas autónomas na Europa.

A HiJiffy consegue centralizar e automatizar os centros de atendimento aos clientes dos hotéis. Com mais de 500 hotéis parceiros, esta startup portuguesa aposta nos chatbots para garantir respostas quase instantâneas 24 horas por dia.

A Delox ganhou o prémio da ANI, no valor de cinco mil euros, graças ao projeto que permite a hospitais e laboratórios comprarem kits de bio-descontaminação a preços acessíveis e sem ter de recorrer a terceiros.

Os prémios Empreendedor XXI seguem agora para a segunda fase, em que haverá prémios de 15 mil euros para as melhores startups ibéricas em seis categorias (indústria agroalimentar, saúde, séniores, mobilidade, imobiliário e impacto social.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Nazaré Costa Cabral, presidente do Conselho de Finanças Públicas. (João Silva / Global Imagens)

Cenário severo em 2020. Défice nos 9%, dívida em 142%, desemprego nos 13%

O primeiro-ministro, António Costa. Fotografia: António Cotrim/Lusa

Apoios à TAP formalizados “em breve” depois de consultas com Bruxelas

Foto: Fábio Poço/Global Imagens)

Costa promete linha para converter AL em arrendamento para jovens

BPI dá prémios e bolsas internacionais a duas startups portuguesas