EY

Brasileiro Rubens Menin é o empreendedor do ano

A carregar player...

O engenheiro brasileiro Rubens Menin foi considerado o empreendedor do ano pela EY

O brasileiro Rubens Menin recebeu este sábado, 16 de junho, o galardão de empreendedor do ano – World Entrepreneur of the Year – atribuído pela EY, numa cerimónia que se realizou no Mónaco. Após ter recebido o prémio, Rubens Menin salientou que este momento foi “ímpar” e que vai “representar muito para a nossa empresa e país”.

Há quase 40 anos, Rubens Menin, engenheiro de formação, decidiu lançar a sua empresa de construção, a MRV Engenharia, com dois sócios, apostando nomeadamente na construção de habitação a preços mais baixos no Brasil. Atualmente, esta empresa é a principal construtora de casas para a população com baixos rendimentos naquele país da América do Sul.

“Casa própria é muito caro. O carro é muito caro para as pessoas comprarem mas a casa própria é mais caro então você tem de baixar o custo sem perder qualidade. Só há uma forma de fazer isso: tecnologia e industrialização. Hoje o nosso custo é 25% mais barato que há 5 anos mas não podemos parar por aí, temos de baixar mais. O grande desafio é esse”, disse Rubens Menin, após uma conferência de imprensa.

O empreendedor, atualmente chairman do grupo MRV, não esconde que, para além de ser engenheiro, “sempre gostou de industrializar processo”, o que acabou por dar o pontapé de saída para todo o processo de construção de casas mais acessíveis para a população com menores rendimentos.

“Então eu pensava: se eu industrializar o processo vou começar a fazer essa casa mais barata e vou atender muita gente. Vai ser bom para a empresa também. Começámos há 40 anos e fomos evoluindo e aprendemos a pegar na construção civil, que é artesanal, e aos poucos indo industrializando cada vez mais para a [habitação] acessível”.

A MRV Engenharia é hoje uma das maiores construtoras de imobiliário na área residencial da América Latina. Dá emprego a mais de 24 mil pessoas e já construiu mais de 300 mil propriedades.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

BCP

BCP propõe distribuir 30 milhões em dividendos

Miguel Maya, CEO do Millennium Bcp.
(Leonardo Negrão / Global Imagens)

Lucro do BCP sobe mais de 60% para 300 milhões em 2018

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Brasileiro Rubens Menin é o empreendedor do ano