EY

Brasileiro Rubens Menin é o empreendedor do ano

A carregar player...
Brasileiro Rubens Menin é o empreendedor do ano

O engenheiro brasileiro Rubens Menin foi considerado o empreendedor do ano pela EY

O brasileiro Rubens Menin recebeu este sábado, 16 de junho, o galardão de empreendedor do ano – World Entrepreneur of the Year – atribuído pela EY, numa cerimónia que se realizou no Mónaco. Após ter recebido o prémio, Rubens Menin salientou que este momento foi “ímpar” e que vai “representar muito para a nossa empresa e país”.

Há quase 40 anos, Rubens Menin, engenheiro de formação, decidiu lançar a sua empresa de construção, a MRV Engenharia, com dois sócios, apostando nomeadamente na construção de habitação a preços mais baixos no Brasil. Atualmente, esta empresa é a principal construtora de casas para a população com baixos rendimentos naquele país da América do Sul.

“Casa própria é muito caro. O carro é muito caro para as pessoas comprarem mas a casa própria é mais caro então você tem de baixar o custo sem perder qualidade. Só há uma forma de fazer isso: tecnologia e industrialização. Hoje o nosso custo é 25% mais barato que há 5 anos mas não podemos parar por aí, temos de baixar mais. O grande desafio é esse”, disse Rubens Menin, após uma conferência de imprensa.

O empreendedor, atualmente chairman do grupo MRV, não esconde que, para além de ser engenheiro, “sempre gostou de industrializar processo”, o que acabou por dar o pontapé de saída para todo o processo de construção de casas mais acessíveis para a população com menores rendimentos.

“Então eu pensava: se eu industrializar o processo vou começar a fazer essa casa mais barata e vou atender muita gente. Vai ser bom para a empresa também. Começámos há 40 anos e fomos evoluindo e aprendemos a pegar na construção civil, que é artesanal, e aos poucos indo industrializando cada vez mais para a [habitação] acessível”.

A MRV Engenharia é hoje uma das maiores construtoras de imobiliário na área residencial da América Latina. Dá emprego a mais de 24 mil pessoas e já construiu mais de 300 mil propriedades.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Venda de andares

2018 vai trazer novo recorde: serão vendidas 170 mil casas

Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens

Câmaras passam a poder determinar encerramento de alojamento local

Jorge Jordão, presidente da CSP. D.R.

Dívida “esmagadora” limita confiança das empresas

Outros conteúdos GMG
Brasileiro Rubens Menin é o empreendedor do ano