Prémio Inovação NOS

BySide. Ter um olheiro para cada cliente e um produto à medida dele

A carregar player...

Desperdiçaria a oportunidade de observar cada cliente de perto e poder adaptar as campanhas aos diferentes perfis, de maneira a adequar as estratégias aos gostos e às necessidades?A portuguesa BySide especializou-se neste acompanhamento "passo-a-passo" e é uma espécie de olheira das marcas para os clientes.

Fundada em janeiro de 2007, com uma equipa de apenas três pessoas, a empresa cresceu mantendo algumas características de startup, ainda que já com uma equipa de 26 pessoas espalhadas pelos escritórios de Londres, de Madrid e do Porto que trabalham para 21 países.

“Gostamos de pensar que trabalhamos numa área de marketing digital mas que começamos onde geralmente o marketing digital termina. Trabalhamos em sites de grandes marcas e atuamos sobre os visitantes que estão no site a cada instante, tentando perceber qual o perfil que têm e qual é o potencial de conversão para os nossos clientes”, explica Vítor Magalhães, cofundador da empresa.

A BySide dedicou-se ao marketing digital, o que, em poucas palavras, quer dizer que o trabalho da empresa se traduz em gerar visitantes para sites e convertê-los em vendas. No entanto, o primeiro desafio da empresa consistiu em alargar o próprio conceito que lhe serviu de base. “O que fazemos não é gerar visitantes, mas segui-los de cada vez que estão num site. O que tentamos fazer é ativá-los, tentando perceber quem são, qual o seu valor para o nosso cliente e também ajudando em todo o processo de navegação. O que podemos fazer é juntar o mundo online da internet ao offline do nosso cliente”, esclarece o cofundador da empresa.

Com uma faturação de 2,5 milhões de euros em 2014, a Byside foi crescendo tanto à medida dos sonhos como da realidade, sempre tentando manter a empresa pequena e muito controlada a nível de crescimento. “Crescemos lentamente. Nestes quase nove anos, podíamos ser o dobro, mas temos tentado dar passos muito seguros e controlados”, esclarece o responsável. O trabalho da BySide divide-se, por isso, em três grandes áreas de atuação: desenvolvimento de produto, operações – a interface técnica com os clientes – e a área de gestão de conta, que, mais do que um departamento comercial, é uma área de acompanhamento e partilha de conhecimentos com os clientes.

Considerada uma das cem empresas que mais cresceram nos últimos anos na área de IT, a BySide quer aproveitar o ano 2015 para consolidar os mercados onde já está presente e crescer em novas latitudes. “Já podemos dizer que estamos a dar passos mais direcionados e muito mais pensados. Em 2015, queremos conquistar o mundo a sério”, adianta sobre os planos da empresa.

B.I.

° A BySide foi fundada em janeiro de 2007. ° A empresa trabalha em projetos em 21 países em sectores que vão das telecomunicações à banca, e das viagens ao comércio. ° Inovação: serviços BySide, que identificam os visitantes de um site em tempo real e personalizam uma campanha de maneira a adequar-se aos clientes. www.byside.com

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Teste - Redação DV

Liberdade e sustentabilidade dos media, com ou sem apoio do governo?

Regime dos residentes não habituais garante isenção de IRS a quem recebe pensões do estrangeiro.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Primeiros 18 residentes não habituais prestes a perder benefício

Miguel Albuquerque, do PSD Madeira.

Projeção. PSD perde maioria absoluta na Madeira

Outros conteúdos GMG
BySide. Ter um olheiro para cada cliente e um produto à medida dele