Albert Einstein

Caligrafia de Einstein inspira novo tipo de letra

Albert Einstein
Albert Einstein

Um tipógrafo alemão e uma especialista norte-americana em física tiveram a ideia de criar uma font digital inspirada na caligrafia do cientista.

Em breve será possível a qualquer pessoa escrever com a caligrafia de um génio, e é exatamente desse conceito que parte o projeto: captar um pedaço da genialidade e da capacidade inovadora de pensar do cientista alemão.

O autor deixou um legado de inúmeras cartas e documentos que serviram de base à criação de um protótipo funcional que estará disponível nas ferramentas de escrita digital, incluindo smartphones e tablets.

O conceito foi criado em 2009 e desenvolvido a partir de cartas escritas pelo autor da teoria da relatividade e surgiu quando Harald Geisler, que estava com Elizabeth Waterhouse num café, reparou numa nota escrita à mão num guardanapo. Juntos, rapidamente pensaram na criação de um tipo de letra a partir de manuscritos de pensadores inovadores como é o caso de Albert Einstein.

Na sua página no Kickstarter, o co-autor afirma gostar de “imaginar quando se usa a letra de Einstein como font, um pedaço da sua genialidade pode refletir na própria escrita”.

Cada letra é criada com uma cópia digital em que simula o movimento original do fluxo de tinta no papel. No entanto, a caligrafia difere a cada texto porque cada letra é escrita de forma diferente consoante a carta. Para corrigir o problema, os autores criaram várias versões da “Albert Einstein Font“.

O tipo de letra de Einstein estará disponível para Windows, Linux, Mac e iOS.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

Pedro Queiroz Pereira

Pedro Queiroz Pereira deixa império de mil milhões

Pedro Queiroz Pereira, presidente do conselho de administração da Semapa

Semapa: “Mais do que um património, PQP deixa força e deixa valores”

Outros conteúdos GMG
Caligrafia de Einstein inspira novo tipo de letra