Web Summit 2018

Carros autónomos ou combate às notícias falsas valem vitória na Web Summit

Foto: Web Summit
Foto: Web Summit

Em apenas três minutos, três startups apresentaram os seus projetos na final do Pitch, o evento que premeia a melhor startup da Web Summit.

Wayve, lvl5 e FactMata são as três empresas que vão lutar pelo troféu. A Wayve desenvolve soluções para carros autónomos e assume-se como a primeira empresa de robótica de inteligência artificial.

“Os carros tomam as decisões com base na tecnologia de computer vision porque ninguém tem tecnologia para os carros autónomos”, assinalou Alex Kendall, líder desta startup britânica, durante a apresentação.

A lvl5 (lê-se Level) também está na área dos carros autónomos mas quer dispensar o uso de mapas. “O carro precisa de saber exatamente onde está e os mapas não dão essa solução. Por isso é que recorremos à triângulação do sinal em três dimensões. Desta forma, dispensamos o uso do Lidar (tecnologia laser), que custa pelo menos 80 mil dólares (cerca de 70 mil euros)”, referiu Andrew Kouri, líder desta startup.

Noutra área está a FactMata, uma startup que quer combater as notícias falsas. “As notícias falsas reduziram a confiança nos media. Por causa disso, as empresas publicitárias também têm reduzido o investimento nestes meios”, referiu Andreas Vlachos, um dos fundadores, durante a apresentação.

A FactMata desenvolveu uma ferramenta de inteligência que classifica automaticamente a qualidade e credibilidade de cada notícia.

“É uma espécie de TripAdvisor para a comunicação social”, explicou o co-fundador durante a apresentação. As startups foram avaliadas por três investidores internacionais de algumas das maiores aceleradoras do mundo: Bedy Yang, sócia da 500 Startups; Tom Stafford, sócio da DST Global; Holly Liu, sócia da Y Combinator.

O público também poderá votar na sua startup favorita, através da aplicação móvel da Web Summit. As votações irão fechar 15 minutos antes do anúncio da startup vencedora, às 16h30.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Paulo Neto Leite, CEO da Groundforce.

Groundforce aposta na Portela e contrata mais 260 pessoas em 2019

Lisboa, 17/05/2016 - Conferência de Banca - O Presente e o Futuro do Setor Bancário, no Hotel Ritz em Lisboa.
Carlos Costa, Marcelo Rebelo de Sousa, Faria de Oliveira
( Álvaro Isidoro / Global Imagens )

Marcelo sobre o caso CGD: “Há de chegar às minhas mãos”

António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

ViaCTT. Fisco devolve coimas a mais de 8 mil contribuintes esta semana

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Carros autónomos ou combate às notícias falsas valem vitória na Web Summit