Cartões de cliente já eram. Chegou Loyty

Pensar que o cartão de cliente garante o regresso de um cliente

só porque lhe mandou um email a dizer que a loja está aberta ou que

tem promoções é coisa do passado.

Alfredo Costa Neto, 53 anos, diz

que o namoro com o cliente vai muito além da inserção de novos

nomes numa mailing list ou num excel com números de telefone.

Repare: um cliente entra na sua loja e compra um dos seus produtos.

Ao pagar, você pede-lhe um email, um número de telefone, o que

seja, para o incluir na base de dados dos clientes. Depois, sem

qualquer critério, de cada vez que quer comunicar as férias, as

promoções ou qualquer outra novidade da loja, envia um email ou um

sms a esse cliente. O que é que acontece? O mais provável é que o

cliente, vendo que é só mais um entre muitos outros, decida pedir

para ser retirado da mailing list.

Foi a pensar nestes cartões de

cliente e nestas listas de contactos indiscriminadas que Alfredo da

Costa Neto, 53 anos, criou a Loyty. E garante que um cliente

fidelizado pelo sistema tende a comprar mais 37% do cabaz de compras

do que um cliente comum.

"A busca pela inovação é uma constante no dia a dia da

empresa e percebemos que chegámos a uma altura em que o software de

gestão já é uma commodity. Havia necessidades na área da

fidelização porque não basta associar as vendas aos cartões de

cliente, sentíamos que era preciso mais.", explica ao Dinheiro

Vivo o fundador do grupo Eisa que, há 24 anos, se dedica a criar

produtos de software de gestão.

Há quase dois anos, Alfredo começou a trabalhar no novo projeto:

juntou uma equipa de cinco pessoas da empresa mãe e fundou a Loyty.

"Gastámos algum tempo a estabelecer algoritmos. Quatro pessoas de

desenvolvimentos e uma de gestão de projeto estiveram 100% dedicadas

à nova empresa."

A primeira preocupação foi construir uma plataforma aberta, ou

seja, a possibilidade de que qualquer empresa, independentemente do

software de gestão que usasse antes, pudesse ver respondidas as suas

necessidades através da Loyty.

Partindo da ideia tradicional da existência de um site ou ponto

de venda físico, o Loyty criou as ferramentas que permitem analisar

os clientes e as suas compras, associa-lhes um marcador - que pode

ser um cartão de cliente, um número de telefone ou um email, entre

outros - e cria a ligação entre o nome e as suas características.

Isso permite que, a partir da plataforma, se mantenha uma porta

aberta a todos os clientes, independentemente dos seus gostos,

necessidades e compras já feitas. O que, por sua vez, cria a

possibilidade de saber como é que o cliente se desloca até à loja,

quantas vezes o faz e o valor que representam as suas compras. Além

de que torna possível definir o cliente e prever até o que vai

comprar a seguir. "Isso permite que, por exemplo, uma sapataria

possa enviar as novidades das botas amarelas a um cliente cujo

produto preferido são botas amarelas. O cliente compra mais cedo e o

valor médio de compra aumenta, em média, 36,5%", explica Alfredo.

O Loyty desenvolveu o conceito de premiar o cliente com benefícios

direcionados a cada um e, ao mesmo tempo, reforça a comunicação

e torna-a sistematizada. "Cria quase uma relação um para um com o

cliente".

Desde há um ano que o investimento, garante Alfredo, ainda não

parou, mas não avança valores. No entanto, o responsável diz que

uma empresa pode ter acesso ao software da Loyty a partir de 50 euros

por mês. E garante que, com a ferramenta, as empresas veem

resultados quase imediatos. Em três meses, por exemplo, a Seaside

aumentou 150 mil cartões de cliente o que significou uma faturação

de 100 mil euros.

"Estes projetos começam por ser direcionados para empresas de

grande dimensão mas claramente, uma das apostas da Loyty é partir

de grandes organizações e adaptar as aprendizagens e os

métodos a pequenos negócios que constituem a maioria do tecido

empresarial português e que, por isso, se tornam alvos importantes

para o nosso produto." A estratégia de crescimento e expansão

passa também pelo mercado internacional. A equipa da Loyty tem como

primeira aposta além fronteiras os países da América Latina.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de