Universidades

Casas de sonho para estudantes

Quatro nacionalidades, um site
Quatro nacionalidades, um site

Miguel Santo Amaro, 22 anos, conheceu o inglês Ben Grech, de 23, em Inglaterra e Mariano Kostelec, de 23, na China, quando o argentino trabalhava no lançamento da Groupon chinesa. Em setembro de 2011, reuniram-se no Porto e começaram a trabalhar no projeto UniPlaces, que se mudou de armas e bagagens para a capital, em janeiro, e montou casa na incubadora de empresas da Rua da Prata, a Startup Lisboa.

O site da UniPlaces está online desde novembro e tem quase 5 mil anúncios de arrendamento, pensados para estudantes estrangeiros e portugueses. Só que o negócio da empresa não são as comissões sobre os contratos de arrendamento: esse é apenas o fim do trabalho.

A empresa cobra aos senhorios pelos anúncios no site (entre 20euro e 35euro/mês) e estabelece parcerias com universidades, companhias de seguros e telecomunicações. “As parcerias com associações e universidades têm um peso maior no mercado porque funcionam como um carimbo, aumentam a credibilidade.”

A equipa conta também com um quarto elemento, o espanhol Leo Lara, 32 anos, engenheiro informático. A empresa é global, não só pela mistura de nacionalidades dos fundadores mas sobretudo pelo alcance: organiza e gere bases de dados, atividade pela qual não tem qualquer contrapartida financeira. Apenas a exclusividade na promoção da plataforma por parte das universidades, sendo os contratos celebrados, normalmente, por quatro anos. “Queremos ser líderes neste mercado”, explica Miguel.

A UniPlaces ultima os preparativos para levar o negócio para Santiago do Chile, depois de ter ganho o apoio do governo chileno para startups. O país deve servir de base à internacionalização na América Latina, incluindo o Brasil.

Retrato

° A UniPlaces foi criada em setembro de 2011 por quatro sócios. ° A empresa exigiu, até agora, um investimento de 10 mil euros. ° A UniPlaces prepara-se para levar a empresa para Santiago do Chile já em abril. ° A plataforma online tem cerca de 5000 anúncios e mais de 20 universidades parceiras. ° A empresa negoceia a parceria com a Universidade Católica de Lisboa e com a Faculdade de Medicina.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Vieira da Silva  (A. LOPES/LUSA)

Percentagem de trabalhadores com salário mínimo recuou no 2º trimestre

A presidente do Conselho das Finanças Públicas (CFP), Teodora Cardoso. Fotografia: TIAGO PETINGA/LUSA

Teodora Cardoso acusa Centeno de “falta de transparência” no orçamento

Dominic Raab, secretário de Estado para a saída da União Europeia, à direita. Londres, 13 de novembro de 2018. EPA/NEIL HALL

Brexit: Reino Unido e UE chegam finalmente a acordo

Outros conteúdos GMG
Casas de sonho para estudantes