Chic By Choice: Vestir um Valentino pode aumentar o PIB nacional

Filipa Neto, 24 anos, não fez contas mas tem a certeza de que os vestidos mais caros que tem no armário são aqueles que menos usa. Juntou esse desperdício ao de dezenas de amigas - incluindo a sócia, Lara Vidreiro - e pensou numa alternativa ao investimento em roupa de cerimónia para ocasiões especiais. Não querendo abdicar dos vestidos exclusivos, restava-lhes diminuir o risco: este ano, as duas criaram a Chic By Choice, uma empresa portuguesa lançada em Inglaterra, França e Alemanha, que "aluga o que não se pode comprar".

Desde o primeiro dia, o foco foi o mercado externo, sendo que

neste momento enviam vestidos para 15 países europeus. "A ideia

surgiu ao percebermos que, tal como muitas mulheres, investíamos

demasiado em roupa para eventos especiais que acabávamos por usar

uma única vez. Gostávamos de peças das melhores marcas, exclusivas

e de qualidade e, por isso, criámos uma solução que garantia tudo

isto, mas a um preço mais acessível", conta Filipa.

O primeiro passo foi começar uma rede de clientes. A seleção de

vestidos inclui algumas das marcas mundiais mais aspiracionais como

Dior, Valentino, Elie Saab, Dolce Gabbana e Alberta Ferretti, entre

muitas outras. Step-by-step, os clientes podem definir o seu estilo

com um StyleProfile, navegar pela seleção de vestidos de luxo,

escolher a data de entrega, reservar o período de aluguer (de quatro

ou oito dias) e selecionar o tamanho - um segundo tamanho gratuito

está incluído para garantir o fitting perfeito. O pedido é

entregue no endereço fornecido e a devolução, limpeza e pequenas

reparações estão incluídas no serviço.

Para arrancarem com o negócio, Filipa e Lara criaram um conceito

que consideram disruptivo e trabalharam nele três meses antes do

lançamento. "Apresentámos um modelo de seleção, inventário e

distribuição nunca antes aplicado a um site de aluguer." Para o

criarem, fizeram parcerias com algumas das melhores boutiques de luxo

europeias, armazéns e marcas, "o que permitiu tornar o inventário

mais flexível e com menor risco", explica Filipa.

"Os negócios online vivem de velocidade. Foram criadas todas as

condições para que avançássemos de imediato. Foi importante

encontrar investidores que estivessem disponíveis para um go to

market rápido e que nos garantissem escalabilidade da operação.

Mas, acima de tudo, é uma questão de pessoas, de confiança e de

fit", diz Filipa Neto. Com um investimento angariado de 520 mil

euros através da Faber Ventures - fundo de investimento

especializado em produtos digitais - e de duas venture capitals, a

Portugal Ventures e o The Edge Group, a Chic By Choice prevê ter o

retorno do investimento no terceiro ano de atividade, tendo como base

os primeiros três mercados europeus com maiores hábitos de consumo

online. Tudo para cumprir a ambição de serem uma referência na

categoria de e-commerce. "O nosso objetivo é sermos líderes no

mercado de aluguer de artigos de luxo europeu, para já."

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