Ministério dos Negócios Estrangeiros

Cinco segredos para ter êxito

Apresente a sua proposta até 15 de maio
Apresente a sua proposta até 15 de maio

Qualquer ideia precisa de responder a uma necessidade para funcionar. Adeo Ressi, fundador do The Founder Institute, uma das maiores incubadoras de ideias de Silicon Valley (3 anos, ajudou à criação de mais de 485 startups
em 22 cidades do mundo), explica os cinco pontos essenciais para um “pitch” bem sucedido.

Tome nota:

– Seja confiante: fale calmamente e de forma simples, sem ficar nervoso. É comum que o discurso tarde em arrancar e se possa esquecer das primeiras duas ou três frases. Escreva-as com letras bem grandes num papel e, se for preciso, leia-as. Superando essa barreira, não há como correr mal.

– Esqueça as desculpas: ninguém quer saber se está nervoso, se teve insónias na noite anterior ou se a festa de karaoke no fim de semana lhe roubou a voz. Não peça desculpa. Supere essas questões.

– Evite superlativos: “a minha empresa é a melhor”, “a única”, “a bestial”, “aquela com que sempre sonhou”, “a única”, “one in a million”. Os adjetivos são maus, os superlativos ainda piores. Evite-os a qualquer custo.

– Use dados: não interessa aos investidores que a sua empresa seja “a maior do mercado” se você nem sequer sabe quanto representa esse mercado. Não dizer coisas com pormenor é condenar uma ideia, à partida. Se não sabe, não diga vagamente.

– Termine com força: “e é isto” ou “Fim” são expressões a evitar. O propósito do “pitch” é encontrar uma resposta para algo. Por isso é importante que, seja o “pitch” uma frase ou uma exposição de 30 minutos, termine com força: um slogan ou a visão da empresa são os fins ideais.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Cinco segredos para ter êxito