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Cooking Memories. Cozinhar em equipa para comer… e colher

Cozinha conta com patrocínio de marcas como a Silampos e a Icel.
Cozinha conta com patrocínio de marcas como a Silampos e a Icel.

No dia em que se inscreveu no Chefs Academy, Mónica Pereira, 34 anos, nem sonhava que a vida dela ia mudar com o programa de televisão.

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“Gostava de cozinhar, estava a passar por um momento em que repensava a minha carreira na advocacia mas participei só para aprender e para me divertir. De repente ganho e digo: então, e agora?”, conta, ao Dinheiro Vivo.

Mónica decidira pouco tempo antes repensar o trabalho e a vida: estudou Direito e trabalhou uma década como advogada, em empresas de outros. No dia em que o segundo filho nasceu – e por ter de o acompanhar mais de perto -, Mónica decidiu começar a trabalhar por conta própria. Só que tinha muito tempo livre: a inscrição no programa de televisão – e a vitória, na final – fizeram-na pensar “e se?”.

Ainda pequena, as memórias das visitas ao mercado, com a avó, e as receitas que se lhe seguiam continuavam bem presentes. Foi também a pensar nelas que, pela primeira vez, ponderou usar o dinheiro do prémio do programa de televisão para criar um negócio relacionado com a cozinha. Se não resultasse, perderia alguma coisa?

Não queria um restaurante porque, além de exigente em termos de tempo, seria um trabalho muito repetitivo, com uma ementa estabelecida. Foi nessa altura que pensei que podia cozinhar e receber pessoas sem ter um modelo pré-estabelecido. Surgiu a ideia de criar um espaço polivalente que me permitisse aproximar-me das pessoas”, recorda Mónica, a respeito da ideia de criar o Cooking Memories, um espaço em plena Marina de Cascais que é uma cozinha e uma mesa de refeição onde o único limite é a criatividade.

Conseguimos fazer tudo tailormade [à medida]: conceber um espaço privado onde as pessoas se sentissem à vontade como se estivessem em casa e, ao mesmo tempo, que seja um espaço onde elas também consigam pôr as mãos na massa”.

No Cooking Memories, há espaço para tudo: jantares de amigos, ações de team building, workshops de cozinha para crianças ou adultos ou até refeições decorrentes de food tours, uma espécie de visitas de estudo a mercados, quintas ou produtores locais. Na verdade, não existe outro limite além do espaço: a cozinha equipada e patrocinada por marcas como a Silampos, a Lardarte ou a Icel permite aos convidados participarem ativamente na confeção dos pratos.

E, na mesa corrida, os participantes podem, depois de cozinhar, provar os pratos. “A cozinha é uma excelente maneira de trabalhar em equipa: permite sair da zona de conforto, delegar tarefas, gerir sob stress e desempenhar tarefas criativas”. E se, por um lado Mónica afasta a abertura imediata de novos espaços, por outro, está à espera de um desafio. “Não há nada rígido. Aqui não me sinto numa profissão, sinto-me mesmo a fazer aquilo que gosto.”

B.I.

° Mónica Pereira usou prémio do Chefs Academy como parte do investimento para fundar a Cooking Memories. ° O espaço serve de cenário a workshops de cozinha, degustações e eventos. ° Retorno do investimento deverá chegar nos primeiros dois anos. ° Preço dos workshops varia entre os 30 e os 45 euros.

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