Costurar, tricotar e remendar roupa já não é só coisa de mães e avós

Sofia Craveiro e Maria João Albuquerque
Sofia Craveiro e Maria João Albuquerque

A costura e a malha voltam a estar na moda. Foi a partir desta contatação que Sofia Craveiro e Maria João Albuquerque decidiram abrir a escola Companhia das Agulhas, em Lisboa, cujo lema é "Eu crio, eu faço, eu uso."

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Sentindo-se pouco realizadas na sua área profissional, a vida acabou por unir estas duas jovens mães, desempregadas, na vontade de criar um negócio próprio mas também que fosse ao encontro do que mais gostam de fazer.

Sofia Craveiro, 37 anos, engenheira do Ambiente, e Maria João Albuquerque, 34 anos, gestora hoteleira, cruzaram-se pela primeira vez numa reunião de turma na escola dos respetivos filhos e ficaram amigas.

Sofia herdou o gosto pela costura com alguns familiares e acabou por frequentar vários cursos para aperfeiçoar o seu conhecimento. Já Maria João, que também tinha familiares com experiência na área, decidiu desenvolver mais a arte quando herdou a máquina de costura do avô. Chegou mesmo a criar a sua própria marca com peças feitas por si.

Agora as duas jovens empresárias abriram dia 7 de setembro a Companhia das Agulhas, uma escola onde integram várias áreas e projetos conjuntos, num investimento entre 15 a 20 mil euros. Por lá poderão encontrar cursos, workshops e até aulas livres de corte, costura e modelagem, bordados, tricot, crochet, design de moda, drapping, patchwork e costura criativa.

É possível inscrever-se num mês e durante o mesmo aprender várias destas artes. Há aulas para todos os níveis e a escola dispõe de todo o equipamento para passarem da teoria à prática, assim como material necessário. Está também previsto uma vez por mês existirem aulas com opções para pais e filhos, incluindo as crianças numa atividade em família.

Com nove professores formados e com experiência, a Companhia das Agulhas tem uma “equipa apaixonada pelo que faz e que aqui pretende partilhar o seu conhecimento, promovendo um estilo de vida feito à mão implementando o do it yourself e o upcycling (reciclagem criativa de roupa)”, explicam as fundadoras.

Ao Dinheiro Vivo, as sócias revelaram que durante o mês de setembro tiveram mais de 30 alunas, repartidas pelas várias valências – corte, costura e modelagem, costura criativa (adultos), costura criativa (crianças), patchwork, tricot, crochet e bordados.

Situada na Rua Ramalho Ortigão, n.º 8, C/V Direita, em Lisboa, a Companhia das Agulhas tem como site oficial e página de Facebook. E aqui pode consultar os preços, com preços para cada modalidades, disponibilidade de tempo e financeira.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
(Joao Silva/ Global Imagens)

Estrangeiros responsáveis por 78% do investimento em imobiliário em 2019

Tesla está a conquistar mercado português com carros como Model 3, Model S e Model X. ( EPA/FELIPE TRUEBA)

Tesla lidera carros elétricos em Portugal. Vendas batem recorde

Renault é a marca de automóveis mais vendida em Portugal. (Gonçalo Delgado/Global Imagens)

Vendas de carros baixam pela primeira vez desde 2012

Costurar, tricotar e remendar roupa já não é só coisa de mães e avós