empreendedorismo

Cura para a ressaca: como um trabalhador da Tesla conseguiu ficar milionário

Morning recovery

Parece um conto de fadas do mundo empresarial: enquanto trabalhava na Tesla, Sisun Lee também tinha uma startup, que conseguiu arrecadar milhões.

O empreendedor Sisun Lee contou a história à Bloomberg, explicando como é que, a ter uma startup a tempo parcial, conseguiu trabalhá-la até chegar às rondas de investimento e a uma valorização de 33 milhões de dólares.

Em 2016, Sisun Lee trabalhava na Tesla como gestor de produto e, ao mesmo tempo, desenvolvia a startup que criou, a 82 Labs. A ideia, lá está, partia de uma necessidade que já qualquer pessoa teve: um produto que ajude a minimizar os efeitos da ressaca, chamado Morning Recovery.

Em tradução livre, falamos da recuperação da manhã, uma bebida adaptada ao mercado americano, inspirada numa bebida sul-coreana que, de acordo com o empreendedor, “o ajudou numa viagem a Seul”.

Não se pode dizer que a Morning Recovery seja única no mercado, mas trata-se de uma conjugação de fatores que aponta algumas razões para a 82 Labs ter conseguido arrecadar 8 milhões de dólares em investimento.

Recorrendo a uma substância chamada dihidromiricetina (DHM), que é incluída na constituição da bebida, a 82 Labs chama-lhe a “super-heroína” para o fígado. A juntar a isto, ainda adicionam um extrato vindo de um cato e um complexo de vitamina B. O resultado, diz a empresa, é uma bebida que junta componentes que são usados há vários anos na cultura asiática para aliviar os efeitos habituais da ressaca: dores de cabeça, náuseas, etc.

Sisun Lee passou por outras grandes empresas, antes de chegar à Tesla: no currículo conta com cargos na Uber ou no Facebook. E, durante a tal viagem à Coreia do Sul, o empreendedor percebeu que, mesmo depois de saírem à noite e beberem bastante, os coreanos conseguiam trabalhar no dia seguinte, totalmente funcionais. Tudo à conta de uma bebida.

Em entrevistas, Lee já referiu que as ressacas têm um enorme impacto económico: “as ressacas custam à economia dos Estados Unidos 170 mil milhões de dólares em produtividade, todos os anos”.

Lee explica que fez um trabalho de pesquisa depois do regresso aos Estados Unidos e contactou especialistas universitários, para perceber como podia desenvolver o seu produto. Este ano, a 82 Labs anunciou uma parceria de investigação com a USC School of Pharmacy, por exemplo.

Depois da investigação, chegava a hora de perceber efetivamente se existia procura para este tipo de produto. Para isso, o então colaborador da Tesla criou um site falso, chamado thehangoverdrink.com, onde chegou a receber algumas encomendas.

Testadas as águas, Lee procurou amostras de bebidas do género feitas na Coreia do Sul, trabalhou no produto e começou a distribuir amostras pela rede de contactos. E era assim que se construía um sentimento de comunidade online. Rapidamente a Morning Recovery conseguiu conquistar fãs na Internet – tanto que Lee conseguiu que um business angel investisse 450 mil dólares para um avanço de produção.

Depois de contratar advogados, que o aconselharam a evitar termos explícitos como “bebida” ou “cura para a ressaca” na venda do produto, que precisariam de um aval das autoridades norte-americanas, a 82 Labs ficou-se por “suplemento alimentar”.

Seguiu-se o crowdfunding, através da plataforma Indiegogo, e as rondas de investimento. No final da história, Sisun Lee abandonou a Tesla e passou a dedicar-se em exclusivo à 82 Labs e à Morning Recovery. À Bloomberg, refere que mercados como Chicago, Los Angeles ou São Francisco, nos Estados Unidos, são os pontos que mais compram este tal ajudante da ressaca.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Casas em leilão

Selo sobre venda de casas deu num ano mais 50 milhões de euros ao Estado

Former U.N. chief Kofi Annan addresses an advisory commission in Sittwe, Myanmar, September 6, 2016. REUTERS/Wa Lone

Kofi Annan: O diplomata premiado pela defesa da paz

Carlos Saturnino, Sonangol.

( Filipa Bernardo/ Global Imagens )

Sonangol vai manter posições na Galp e no BCP

Outros conteúdos GMG
Cura para a ressaca: como um trabalhador da Tesla conseguiu ficar milionário