Da ideia à solução: Estas startups nasceram na universidade

Estudantes de informática, bioquímica, genética e segurança alimentar criaram startups nas áreas da saúde, ambiente ou alimentação na FCT Nova.

Nas últimas cinco semanas, os mais de mil alunos da FCT Nova - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa estiveram a desenvolver projetos de negócio. Das 203 equipas que foram criadas, 12 fizeram a apresentação perante um painel de jurado na última sexta-feira. Três das ideias ganharam propinas pagas por um ano e asseguraram lugar no programa de empreendedorismo European Innovation Academy, que vai decorrer em julho em Cascais.

O primeiro lugar foi para a DeepPsy, tecnologia que se assemelha a um tablet e que, com a ajuda da câmara e de sensores, ajuda ao diagnóstico de doenças como a depressão, a doença bipolar ou a fadiga crónica; a segunda posição foi para a 3B GLOVES, equipa que criou luvas a partir do desperdício alimentar que são biodegradáveis, biocompatíveis e com propriedades anti-bacterianas – uma alternativa à versão descartável dos hospitais; o terceiro lugar foi para o MEDMO, software que permite, em contexto hospitalar, fazer uma monitorização objetiva da reabilitação física dos pacientes.

Nas restantes equipas, foram apresentados projetos nas áreas da saúde, ambiente e alimentação. De uma tecnologia que permite saber exatamente quando virá a menstruação, passando por um sistema que permite retirar a cortiça do sobreiro mecanicamente, a cápsulas solúveis de bebidas vegetais para levar no bolso: as ideias trazidas variaram na forma e conteúdo.

As ideias foram avaliadas por um júri constituído por João Borga (Startup Portugal), José Sousa (Armilar Venture), Roberta Medina (Rock in Rio) e Ricardo Lima (Web Summit Portugal).

“O objetivo não é que os alunos criem startups mas, sim, que peguem numa ideia e que sejam capazes de a apresentar nas diferentes dimensões – e que convençam alguém que essa ideia tem mérito”, explicou António Grilo, professor da cadeira de Empreendedorismo e um dos responsáveis pelo programa da FCT Nova.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de