Data Rede. Uma solução que gere lugares de estacionamento como ninguém

Criaram um projeto para facilitar a gestão de estacionamentos de superfície. O sistema, que nasceu na Madeira, já conquistou cidades em Portugal e em Espanha e prepara-se para lançar um projeto-piloto nos Estados Unidos. Gere atualmente mais de 500 mil lugares

A sensação de que todos sabem onde estacionaram o carro pode, à primeira vista, causar algum ceticismo. Mas quando se comprova que a informação facilita a comunicação e simplifica a vida dos utilizadores de parques de estacionamento, o caso muda de figura? Foi nisso que pensou a Data Rede, empresa fundada em 1996 e que opera na gestão e exploração de estacionamentos, quando pensou em criar o projeto iParque, nascido em 2002 para facilitar a gestão de estacionamentos de superfície.

A primeira razão para o projeto, garante o administrador da Data Rede, foi a necessidade real da sua existência. "O que havia no mercado eram tecnologias muito obsoletas e incompletas. Tínhamos uma visão e uma estratégia para esta área da gestão do estacionamento de superfície", diz Luís Sousa, administrador da Data Rede. Da ideia à prática passou muito tempo de trabalho até chegarem à versão final da solução que foi apresentada ao mercado.

" É uma gestão integrada que cobre todos os intervenientes ou todos os atores, desde os fiscais - que na rua fazem a fiscalização e emitem as multas - ao parcómetro, que está também integrado no sistema iParque, passando pelo pagamento do estacionamento por telemóvel à integração dos residentes, com os seus cartões virtuais, e dos comerciantes com os vouchers para os clientes do comércio tradicional. Inclui também o pessoal da autarquia, o próprio condutor - que pode passar pelo portal para saber quais são as multas que teve e pedir a sua anulação ou poder pagá-las. Tudo isto numa forma integrada e na cloud." No entanto, o fundador garante que não se trata de uma solução fechada: antes de um sistema que continua a evoluir desde o primeiro dia.

"A aposta da empresa tem sido sempre na inovação do produto, que nasceu para uma das nossas empresas do grupo mas que entretanto se tornou externo. Ou seja, neste momento não é só a nossa empresa que o utiliza como também outros clientes, como as câmaras de Sevilha, Aveiro, Espinho e Braga", garante Luís Sousa.

De momento, a solução está implementada em todos os concelhos da Madeira, dos Açores e, de norte a sul do país, em concelhos como Braga, Aveiro e Loulé. Sevilha é o maior cliente da empresa, mas a representação espanhola na carteira de clientes é alargada ao Sul do país, com Cádis e Puerto de Santa María a usarem a solução iParque. Em breve, "a empresa prepara-se para iniciar uma prova-piloto nos Estados Unidos, em Boston". A estratégia da empresa passa por continuar a alargar a plataforma a novos mercados. "Estamos a preparar toda a tecnologia para que ela possa ser multi-idioma, pensando já numa evolução.

O projeto, garante a empresa, serve de mudança de paradigma. "Vem revolucionar de forma abismal a tecnologia nesta área, porque tudo o que existia era obsoleto e a tecnologia que utilizamos é toda baseada na cloud. Ou seja, o fiscal tem a app no seu smartphone para fazer a fiscalização, o condutor tem também a mesma app no seu telemóvel para fazer o pagamento do estacionamento, a autarquia também consegue aceder ao iParque num browser para poder verificar como é que está a concessão de estacionamento." Além do acesso facilitado, o parcómetro, "até então era coisa isolada de todo o resto", passa a estar integrado. "É possível eu ir ao parcómetro fazer o pagamento de uma multa e que esse pagamento surja já no iParque no backoffice", acrescenta Luís Sousa. Com o iParque, a empresa gere atualmente cerca de 500 mil lugares de estacionamento. "Quando falamos em inovação, temos de ter noção de que a inovação pratica-se todos os dias. Não é possível termos um produto inovador e descansarmos. Nós temos de inovar sempre para nos mantermos na posição cimeira. Esse é o nosso principal desafio: continuar a inovar."

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