startup

Dinneer: o Airbnb da comida lançado por um brasileiro

Partilha de refeições de brasileiros para brasileiros já é negócio mundial.
Partilha de refeições de brasileiros para brasileiros já é negócio mundial.

Site onde brasileiros podem reservar uma refeição brasileira em casa de um bom cozinheiro já tem 1900 anfitriões inscritos em 19 países

O Dinneer é definido pelo próprio fundador como “um Airbnb da comida”: é um site concebido a pensar nos brasileiros espalhados pelo mundo que “morrem de saudade” de uma boa refeição brasileira, permitindo-lhes marcar almoço ou jantar em casa de outro brasileiro adepto de cozinhar. O anfitrião obtém um rendimento extra e o convidado satisfaz-se com uma experiência de baixo custo.

“Por ter sentido na pele a falta que a nossa comida faz repensei o objetivo do negócio e abracei essa missão de facilitar o acesso a comida brasileira a todos os brasileiros que estão fora de sua terra natal”, explica Flavio Estevam, auto-denominado “empreendedor em série”, com 61 startup no currículo aos 35 anos. Admite que “a maioria das startups não deram certo, algumas foram vendidas” e hoje lidera apenas duas: a Dinneer e a NamoroFake. Lançada há três anos, a NamoroFake consiste na venda de serviços de namorada virtual que existe apenas nas redes sociais. De lá para cá, já “atendeu cerca de 39 mil clientes em mais de 27 países”.

No caso da Dinneer, Flávio Estevam adianta que o modelo de negócio se baseia numa comissão de 10% que é cobrado ao visitante no momento da reserva e outros 10% que são cobrados ao anfitrião após o jantar. Os dados de faturação não são revelados, até porque está a decorrer a “negociação com dois grandes fundos de investimento para captar o primeiro investimento”.

Números concretos, desde que foi lançado, em agosto de 2015, o Dinneer já serviu “mais de três mil almoços e jantares” e Flávio Estevam projeta que “até o final do ano esse número aumente para 20 mil”. E os anfitriões estarão a beneficiar especialmente do negócio, havendo quem fature mais de 2.500 reais (635€) com esta atividade.

Com 1.900 anfitriões inscritos espalhados por 142 cidades de 19 países – prevendo chegar a 100 países até 2017 – o Dinneer tem já 16 brasileiros cozinheiros inscritos em Portugal, a servir refeições completas a partir de 15€ para duas pessoas. Veja aqui onde encontrar a refeição brasileira mais perto de si.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Antonoaldo Neves, CEO da TAP Air Portugal. Foto: REUTERS/Regis Duvignau

TAP com prejuízos 118 de milhões em 2018

Roman Escolano, ministro da Economia de Espanha, Mario Draghi, do BCE, e Mário Centeno. Fotografia: REUTERS/Yves Herman

Portugal ainda satisfaz pouco nas reformas estruturais, mas supera nota da UE

Luís Máximo dos Santos é presidente do Fundo de Resolução e vice-governador do Banco de Portugal.

Banca só pagou 20% dos custos do Fundo de Resolução

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Dinneer: o Airbnb da comida lançado por um brasileiro