Do It yourGarden: Como transformar a sua varanda num rico jardim

ng3097006

Quando Fernanda Lobo Gonçalves, 42 anos, se apercebeu de muitas pessoas gostariam de ter pequenos jardins nas suas varandas ou pátios, mas não sabiam como fazê-lo, cheirou-lhe logo a negócio. E teve boa pontaria, porque “a onda faça você mesmo está a ganhar adeptos”, mesmo nos jardins privados. “As pessoas têm vontade de fazer o seu próprio jardim com qualidade. Mas depois têm dificuldade em concretizá-lo e nem sabem onde comprar ou que tipo de plantas plantar”, explica a fundadora da Do It yourGarden, marca que a arquiteta paisagista e engenheira agrícola de profissão fez nascer em Braga, em 2012.

O projeto de Fernanda Lobo Gonçalves é simples: ensinar como fazer pequenos jardins com todo o tipo de plantas e flores, incluindo ervas aromáticas, e como tirar o melhor partido de uma varanda ou pátio de um apartamento. A arquiteta paisagista ajuda a criar todo o ambiente, desde a escolha do chão aos objetos de decoração, ou até mesmo como tornar uma área desocupada de uma empresa numa pequena esplanada. Mesmo para espaços exíguos há soluções capazes de trazer um cheirinho a campo à sua casa, sem exigir grande manutenção. E tem outra vantagem: “Tem a certeza de estar a escolher a vegetação mais adaptada ao clima e ao fim pretendido.”

A Do It yourGarden começou com um investimento de cinco mil euros, aplicados em software e hardware e na criação da marca. Fernanda Lobo Gonçalves já tinha o know-how para avançar, já que fazia projetos de arquitetura paisagista e era formadora da área de jardinagem do Instituto do Emprego e Formação Profissional. E cada vez lhe fazia mais sentido ensinar aos outros, tim-tim por tim-tim – quase como um manual de instruções à medida dos clientes – como fazer o seu próprio jardim e mantê-lo vivo. Da ideia ao lançamento da empresa foi um pulinho.

Os serviços disponíveis vão do simples aconselhamento – o produto mais barato da Do It yourGarden – até à elaboração de um projeto global, que inclui apoio à execução e à manutenção do jardim. “O cliente tem ainda um documento para consultar o mercado e comparar orçamentos de forma eficaz.” O importante é ter um espaço ao ar livre. A partir daí pode “fazer acontecer o seu jardim”. E nem precisa de o criar de uma só vez. Há ideias para fazer crescer os espaços de forma faseada – com instruções passo a passo “sem perder a noção de conjunto e a qualidade estética”.

A próxima etapa? Internacionalizar a marca e criar outra específica para o desenho de hortas em pequenos espaços, com o mesmo conceito “faça você mesmo”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Saídas para a reforma disparam 43% na função pública

Foto: DR

EDP flexibilizou pagamento de faturas no valor de 60 milhões de euros

Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira. TIAGO PETINGA/LUSA

Moratórias bancárias estendidas até final de setembro de 2021

Do It yourGarden: Como transformar a sua varanda num rico jardim