Donos da Book in Loop recebem investimento de 375 mil euros

Fundos públicos de inovação social apostam em startup de Coimbra numa altura em que estão a desenvolver negócio em Espanha.

A startup portuguesa The Loop recebeu um investimento de 375 mil euros. A empresa que detém a Book in Loop e a BabyLoop beneficiou contou com a injeção de capital de fundos públicos para a inovação social como o Fundo Bem Comum e o Fundo para a Inovação Social. A operação anunciada esta terça-feira surge um mês depois do arranque da entrada da plataforma de Coimbra no mercado espanhol.

Com esta injeção de capital, a The Loop passa a estar avaliada em 1,5 milhões de euros. O Fundo para a Inovação Social, detido pelo Estado e apoiado por financiamento comunitário, aposta pela primeira vez nesta startup; o Fundo Bem Comum injeta capital pela segunda vez - este fundo pertence à Associação Cristã de Empresários e Gestores e conta com o investimento da Caixa Geral de Depósitos.

Os outros investidores da The Loop são os próprios fundadores: Manuel Tovar, João Bernardo Parreira, João Pedro Rodrigues e Ricardo Morgado. Fundada em 2016, esta startup de Coimbrae tornou-se conhecida por promover a reutilização de manuais escolares e de produtos de puericultura.

Além de apoiar a entrada da startup em Espanha, este investimento vai ajudar a criar o seu primeiro próprio centro de logística, na Guarda, e também alargar o processo de recolha, avaliação e reutilização de produtos a outros setores, aquém e além fronteiras.

No final de julho, a The Loop apresentou o seu plano para lançar uma plataforma de economia circular como serviço para o segmento empresarial.

“Os modelos de economia circular têm cada vez mais procura. A compra de produtos em segunda mão com garantia tem aumentado cada vez mais. Acredito que as grandes marcas e retalhistas, mais tarde ou mais cedo, queiram também ter as suas próprias operações nesta área. Temos um sistema construído de forma abstrata e agnóstica para permitir a sua integração com qualquer tipo de produtos. Queremos estar na linha da frente”, adiantou, em entrevista ao Dinheiro Vivo, Ricardo Morgado, um dos fundadores da The Loop.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de