fazedores

EDP bate recorde de investimento em startups e vai apostar em Espanha

Luís Manuel, administrador da EDP Ventures. 
(Paulo Spranger/Global Imagens)
Luís Manuel, administrador da EDP Ventures. (Paulo Spranger/Global Imagens)

EDP Ventures, braço de capital de risco da elétrica portuguesa, investiu mais de seis milhões de euros em startups de cinco países

A EDP nunca tinha investido tanto em startups num só ano: em 2019, a elétrica portuguesa, através do braço de capital de risco EDP Ventures, colocou o valor recorde de mais de seis milhões de euros, em 16 startups, de cinco países, em 2019, segundo informação divulgada esta terça-feira. Em 2020, a empresa prepara-se ainda para lançar um veículo de investimento exclusivo para o mercado espanhol.

“Temos mais oito startups portuguesas no portefólio, o que demonstra a qualidade do ecossistema nacional e a aposta contínua da EDP. Iniciámos a atividade de investimento com equipa local dedicada no Brasil e lançámos as bases para fazer o mesmo em Espanha a partir de 2020”, resume Luís Manuel, administrador da EDP Ventures, citado em nota de imprensa.

Nos últimos meses de 2019, a EDP Ventures apostou, por exemplo, nas startups portuguesas Effizency (antiga Save2Compete e que ajuda as PME a reduzir a fatura de energia através de soluções de eficiência energética), Drivit (solução para empresas e condutores determinarem o estilo de condução mais propício para carros elétricos) e Hypelabs (software que permite comunicação entre diferentes dispositivos mesmo sem internet).

2019 também ficou marcado pelo primeiro exit da EDP Ventures. A capital de risco deixou de ter qualquer participação na Presenso, startup israelita que desenvolveu uma solução de machine learning para manutenção preditiva de ativos, ferramenta essencial para empresas como a EDP, cujos ativos, quando parados para manutenção, representam perdas significativas.

Em 2020, a EDP Ventures vai criar um veículo de investimento exclusivo para os melhores projetos tecnológicos em Espanha. O orçamento inicial será de cinco milhões de euros e já estão fechadas parcerias, para co-investimento, com Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) e o Governo regional das Astúrias. Serão ainda concretizadas novas rondas de financiamento.

A EDP Ventures, desde 2008, já investiu mais de 36 milhões de euros, em 34 startups. Energias limpas, soluções de armazenamento de energia, redes inteligentes, inovação digital e soluções ligadas aos clientes são as prioridades desta sociedade de capital de risco.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações à comunicação social após a sessão de apresentação sobre a “Situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal”, realizada no Infarmed, em Lisboa, 24 de março de 2020. RODRIGO ANTUNES/LUSA

“Impõe-se manter as medidas de contenção”, diz Marcelo

Foto: DR

Eletricidade. Fatura das famílias pode sofrer agravamento de quase 70%

Aviao TAP

Oficial: TAP avança para lay-off de 90% dos trabalhadores

EDP bate recorde de investimento em startups e vai apostar em Espanha