dicas

Eficiência no trabalho? As dicas do português mais eficiente da Bayer

Empregos são mais frágeis
Empregos são mais frágeis

Imagine-se a conduzir um carro numa viagem: quando entra e o liga, precisa de saber para onde vai para poder escolher o melhor caminho.

Tem de ter a viagem preparada em termos de recursos, materiais e pessoais, para evitar incidentes. Não pode tirar os olhos da estrada enquanto conduz para se poder
reagir a tempo em qualquer situação. E, precisa de um canal de comunicação aberto para todos os ‘copilotos’ que viajam consigo. O exemplo é de Lino Dias.

Lino Dias é português, de Portalegre. Licenciado e
doutorado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, foi distinguido este ano com o prémio de eficiência da Bayer, empresa multinacional farmacêutica onde trabalha há 11 anos, desde que se mudou para a Alemanha. Com ele, vivem a mulher e as quatro filhas. É “apenas” um prémio, “um sinal de reconhecimento que muito me orgulha”, garante Lino Dias.

A preparação da viagem de carro é um exemplo que dá quando o Dinheiro Vivo lhe pergunta pelo seu segredo: aquele que lhe valeu o prémio. Eficiência é mais do que gerir bem o tempo que se dedica ao trabalho. “Com certeza não deverá ser o mais importante se se quiser ser eficiente.”, assegura. “Considero muito importante saber identificar momentos críticos no trabalho, que precisem de dedicação redobrada e estar disponível para essa dedicação. Do mesmo modo, é importante que não haja muitos “momentos críticos”, pois isso seria sinal de que alguma coisa não está bem.”, explica.

Lino justifica o sucesso com um fator diferenciador: o empenho com que trabalha ou, por outras palavras, a paixão com que o faz. “Este elemento é diferenciador porque é altamente ‘contagioso’ numa equipa. É a forma mais bonita de liderar. Já fui liderado muitas vezes dessa forma na Bayer, e tento sempre seguir esses exemplos trazendo “paixão” para os meus projetos.”

Sobre a gestão que faz do tempo, Lino Dias assegura que, mais importante do que trabalhar além do horário é saber gerir a agenda pessoal. Recomenda uma “vida pessoal equilibrada.” “Delegar tarefas e distribuir poder de decisão é fundamental. Além disso é também a melhor forma de desenvolver pessoas profissionalmente.”

Por isso, na agenda do engenheiro não faltam programas com as filhas. “Delicio-me a desenvolver atividades de que gosto, como ler e escrever, assistir a ópera – a Alemanha é um paraíso em boas casas de ópera – ou a praticar badminton e golfe.”

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa. MÁRIO CRUZ/LUSA

Défice externo até julho agrava-se para 1633 milhões de euros

Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves.
Maria João Gala / Global Imagens

Secretário de Estado da Proteção Civil demitiu-se

Rui Rio quer jornalistas penalizados por violação do segredo de justiça

Rui Rio quer jornalistas penalizados por violação do segredo de justiça

Outros conteúdos GMG
Eficiência no trabalho? As dicas do português mais eficiente da Bayer