Ministério dos Negócios Estrangeiros

Eles fizeram dos “like” um negócio

Mecanismo foi criado pelo "quarteto"
Mecanismo foi criado pelo "quarteto"

Esta ideia não é 100% portuguesa. Porquê? Porque Miguel Amaral, Joel Carvalho e Miguel Araújo estavam de passagem por Wroclaw, na Polónia, quando, numa visita aborrecida a um museu, apareceu um quadro – o único quadro – de que gostaram.

“Devia haver uma maneira de pôr um like no quadro para mostrar que aquela peça era a nossa favorita”, recorda Miguel Amaral, engenheiro civil e bolseiro de investigação a fazer um MBA em Gestão de Empresas. A ideia ficou em banho-maria entre Agosto e Outubro até que, a 5 de Novembro, a Cordeiros Galeria, no Porto, recebeu o primeiro sistema montado pela ACAdivulge.

“O nosso objectivo era levar mais jovens aos museus através de qualquer coisa que impelisse a uma visita. Conseguimos concretizar o objectivo com a associação às redes sociais.” A experiência dos museus dos quatro bolseiros de investigação – três engenheiros civis e o informático Tiago Marques, 23 anos – foi adaptada à apresentação do novo Porsche (em Braga, na última quinta-feira). Através da permissão de acesso ao e-mail, as pessoas foram convidadas a escolher o carro favorito entre sete cores diferentes.

O resultado das participações é publicado nas respectivas páginas do Facebook das empresas/galerias em questão e serve de divulgação e barómetro de reacções. No final, com a factura segue a análise dos dados estatísticos e, claro, o cartão-de-visita da empresa.

Retrato

A ACAdivulge foi criada em Outubro de 2011 e o nome deriva das iniciais dos fundadores: (Miguel) Amaral (Joel), Carvalho e (Miguel) Araújo. Os três sócios iniciais investiram 4500euro no primeiro trabalho da empresa. Os serviços da empresa custam a partir de 300euro e dependem da informação pretendida. www.acadivulge.com

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Saídas para a reforma disparam 43% na função pública

Foto: DR

EDP flexibilizou pagamento de faturas no valor de 60 milhões de euros

Carteiros

CTT vão entregar cartão de cidadão em casa. Piloto arranca em Oeiras

Eles fizeram dos “like” um negócio