empreendedorismo social

eSolidar prepara-se para lançar moeda digital

Marco Barbosa, co-fundador da plataforma eSolidar. Fotografia: Carlos Manuel Martins / Global Imagens
Marco Barbosa, co-fundador da plataforma eSolidar. Fotografia: Carlos Manuel Martins / Global Imagens

Startup portuguesa de fundraising solidário atingiu o objetivo de levantar 150 mil euros e pretende lançar uma Oferta Inicial de Moeda.

Startup portuguesa de fundraising solidário, a eSolidar, concluiu a segunda campanha de financiamento na Seedrs. A eSolidar voltou a recorrer à maior plataforma europeia de equity crowdfunding e conseguir levantar os 150 mil euros pretendidos, em troca de 4,6% do seu capital, avaliando a empresa em 3,12 milhões de euros, numa ronda de financiamento que atraiu mais de 100 investidores. E agora pretende lançar uma Oferta Inicial de Moeda (ICO) que servirá para apoiar causas sociais na plataforma.

Com o lançamento da moeda social, a plataforma refere que “os investidores que entrarem nesta campanha terão acesso privilegiado e com desconto a essa moeda”.

A moeda social surge com o objetivo de usar a tecnologia blockchain como uma ferramenta para o impacto social, a startup portuguesa quer aproveitar a sua plataforma e lançar uma moeda que poderá ser usada para apoiar causas solidárias, possibilitando que o impacto seja potenciado e que o valor da moeda aumente sempre que é usada.

Ao utilizar uma base de dados descentralizada para rastrear transações, criptografia para transferir fundos e smart contracts para garantir que as doações sejam recebidas e usadas corretamente, a eSolidar está determinada em tornar o setor social mais transparente e inclusivo.

“A eSolidar pode tornar-se um ecossistema solidário mais forte através de uma interface fácil de usar, conectando a comunidade solidária, permitindo transparência total e rastreabilidade dos donativos e do seu impacto. Doadores, instituições de solidariedade, causas e projetos irão beneficiar muito dos serviços possibilitados através da tecnologia blockchain”, salienta Marco Barbosa, fundador e CEO da eSolidar.

Campanha de financiamento

A conclusão da segunda campanha de financiamento na Seedrs, que permitiu levantar 150 mil euros, atingiu mais de 35% do objetivo só no primeiro dia, entrou em overfunding e estará ativa durante os próximos dias.

A eSolidar é uma plataforma de angariação de fundos que reúne quem precisa de ajuda e quem quer ajudar, disponibilizando diversas ferramentas como lojas solidárias e leilões solidários com celebridades e experiências únicas, permitindo às organizações sem fins lucrativos angariarem os fundos que tanto necessitam.

Recentemente, a eSolidar lançou uma solução de responsabilidade social para empresas. A eSolidar Business é uma solução que permite envolver, capacitar e conectar os funcionários com o mínimo de esforço, ampliando as suas estratégias de impacto e responsabilidade social, e criando uma cultura de colaboração e de comunidade dentro de qualquer organização.

Deste modo, o financiamento captado através da campanha na Seedrs será direcionado para esta solução para as empresas, tanto no melhoramento como no desenvolvimento da tecnologia, como vendas e acesso a novos clientes.

“É uma grande satisfação conseguir concluir, pela segunda vez, uma campanha de financiamento através do modelo de equity crowdfunding”, afirma Marco Barbosa. O fundador e CEO da eSolidar salienta que “ao atingirmos este objetivo, chegando a um vasto número de investidores e potenciais clientes e parceiros, vamos conseguir fortalecer a nossa proposta de valor e estar estrategicamente posicionados para escalar as vendas”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

RODRIGO ANTUNES / LUSA

Governo reúne motoristas e patrões em nova maratona de “intransigências”

Posto de abastecimento de combustíveis REPA (Rede Estratégica de Postos de Abastecimento) no Porto (ESTELA SILVA/LUSA)

Revendedores de combustíveis esperam acordo “o mais brevemente possível”

Outros conteúdos GMG
eSolidar prepara-se para lançar moeda digital