- Comentar
Está online desde esta terça-feira uma página que permite marcar testes rápidos à covid-19 através da internet. A plataforma Covid Teste Rápido reúne 62 locais de testes em 10 distritos do Norte e do Centro e apresenta ainda opções de recolha de amostras em casa ou nas empresas.
Os 62 locais de testes encontram-se nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Os testes rápidos de antigénio são efetuados por uma zaragatoa introduzida no nariz e têm uma taxa de fiabilidade acima dos 93%, lembra a nota de imprensa. Os resultados são apresentados em 15 minutos. Os casos positivos serão reportados através de um relatório médico.
João Monteiro, 30 anos, é o criador desta página. Este gestor de entrega de produção na Farfetch recorda como teve a ideia para criar esta página.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Enquanto treinador de rugby, tive a oportunidade de tomar conhecimento e contacto com este tipo de testes desde cedo. Em conversa com a minha mulher, que é médica e fundadora deste projeto, sempre falámos no papel importante que os testes rápidos de antigénio poderiam ter, sendo uma forma muito eficaz de ajudar ao controlo de pandemia. O problema assentava em dois pontos: a falta de informação sobre estes testes e a falta de acesso. Com este site pretendemos informar mais as pessoas e liberalizar o acesso aos testes", refere o fazedor, citado em nota de imprensa.

João Monteiro, criador da página Covid Teste Rápido.