Fazedores

Ex-líder da Uber em Portugal aposta em cozinhas virtuais

Nuno Rodrigues e Rui Bento são os fundadores da Kitch. (Fotografia cedida pela Kitch)
Nuno Rodrigues e Rui Bento são os fundadores da Kitch. (Fotografia cedida pela Kitch)

Rui Bento e Nuno Rodrigues fundaram a Kitch, empresa que reúne cozinhas virtuais para o serviço de entrega em casa. Para já, começa na zona de Lisboa.

O ex-líder da Uber para o mercado português está a apostar no negócio das cozinhas virtuais. Rui Bento, em conjunto com Nuno Rodrigues, fundaram a Kitch, tecnológica que reúne várias cozinhas virtuais especialmente desenhadas para os serviços de entrega de comida. O negócio arranca esta quinta-feira, para já, na zona de Lisboa.

“Não somos uma aplicação de entregas, e não somos um restaurante. Somos uma cozinha distribuída pela cidade que reúne os restaurantes preferidos e os chefs mais criativos. Uma cozinha onde tudo é pensado de raiz para a experiência de encomendar e comer em casa”, assinala Rui Bento, citado em nota de imprensa.

O facto de a Kitch não ser um restaurante explica porque é que as 11 pessoas da equipa estão dedicadas a tarefas como a engenharia, o marketing e as operações. A startup “trabalha com os restaurantes para criar conceitos desenhados para serem consumidos em casa das pessoas – desde os ingredientes, passando pelas receitas, até às embalagens”.

No mercado português, não existem modelos semelhantes ao da Kitch: existem as plataformas de entrega de refeições, como a Glovo, Uber Eats e a SendEat; existe também o conceito de “kitchen hub”, da Cookoo, que centraliza oito restaurantes (começou com quatro restaurantes) num só local – que também está de portas abertas ao público – e que também entrega refeições ao domicílio.

“Deixamos a comida para quem a sabe fazer melhor: os restaurantes preferidos da cidade. O nosso trabalho é identificá-los e trazê-los para a nossa comunidade, e dar-lhes a infraestrutura e a tecnologia para que possam melhor servir todas as pessoas da cidade nas suas casas”, nota o ex-diretor-geral da Uber em Portugal.

Com o projeto de Rui Bento e Nuno Rodrigues, as parcerias são a principal aposta. Os tacos da Pistola y Corazón deram origem ao conceito Las Gringas; o sushi da GoJuu tornou-se no GoJuu Go e o ramén deste restaurante virou Tonkotsu Rámen; os pokés, teamkis e o sushi de fusão da Umikai são o conceito Nómada; a chef Marlene Vieira também vai reinventar a cozinha tradicional através da Kitch. Há ainda uma parceria para entrega em casa das cervejas da Musa. Para já, as refeições destes restaurantes virtuais podem ser encomendas através das aplicações de entrega.

Nos próximos meses, “a Kitch irá instalar novas cozinhas virtuais pela cidade, e dará em breve a conhecer novos restaurantes e chefs que irão integrar a comunidade, mantendo as suas portas abertas a projetos e talento que inovem as experiências gastronómicas em Portugal.”

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Nazaré Costa Cabral, presidente do Conselho de Finanças Públicas. (João Silva / Global Imagens)

Cenário severo em 2020. Défice nos 9%, dívida em 142%, desemprego nos 13%

O primeiro-ministro, António Costa. Fotografia: António Cotrim/Lusa

Apoios à TAP formalizados “em breve” depois de consultas com Bruxelas

Foto: Fábio Poço/Global Imagens)

Costa promete linha para converter AL em arrendamento para jovens

Ex-líder da Uber em Portugal aposta em cozinhas virtuais