empreendedorismo social

Ex-secretária de Estado da Indústria no Fundo para a Inovação Social

Ana Teresa Lehmann, presidente do comité de investimento de Fundo Para a Inovação Social.
Ana Teresa Lehmann, presidente do comité de investimento de Fundo Para a Inovação Social.

Ana Teresa Lehmann vai liderar comité de investimentos e terá orçamento de 55 milhões de euros para apoiar projetos de impacto na sociedade.

Ana Teresa Lehmann vai liderar o comité de investimentos do Fundo para a Inovação Social. Esta foi a escolha da ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, para gerir este fundo, que conta com um orçamento de 55 milhões de euros e que irá apoiar projetos de impacto na sociedade.

A ex-secretária de Estado da Indústria vai ser apoiada no comité de investimentos por Filipe Santos, professor catedrático de empreendedorismo social da Católica Lisbon Business & Economics, e ainda Sofia Santos, coordenadora do curso para executivos de Gestão Sustentável da Porto Business School, de acordo com o despacho publicado na quarta-feira em Diário da República.

O comité de investimentos vai trabalhar em conjunto com um conselho geral, que vai definir as prioridade do Fundo para a Inovação Social. Este conselho geral vai ser liderado por Susana Ramos, coordenadora da unidade nacional dos mecanismos financeiros do Espaço Económico Europeu e da Noruega.

Leia mais: Empreendedorismo Social. Tornar o mundo num lugar melhor de forma rentável

O Fundo para a Inovação Social é um instrumento financeiro integrado na iniciativa Portugal Inovação Social, o primeiro do género criado com verbas do Fundo Social Europeu (que tem um total de 150 milhões de euros para gastar).

Este fundo terá duas vertentes, de crédito e de capital. O crédito será utilizado através da prestação de garantias. O capital será destinado a coinvestimento com financiadores privados no capital de startups que desenvolvam produtos ou serviços de impacto social.

A ministra da Presidência explicou o funcionamento deste fundo ao Dinheiro Vivo durante a Web Summit de 2018.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, durante a sua audição na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, em Lisboa, 27 de fevereiro de 2019. MÁRIO CRUZ/LUSA

ADSE já enviou novas tabelas de preços aos privados para negociação

Mario Draghi, Presidente do Banco Central Europeu. REUTERS/Kai Pfaffenbach

BCE discutiu pacote de medidas para estimular economia na reunião de julho

Hotéis de Lisboa esgotaram

“Grandes” eventos impulsionaram aumento dos preços na hotelaria em junho

Outros conteúdos GMG
Ex-secretária de Estado da Indústria no Fundo para a Inovação Social