ScaleUp Porto

Founders Founders procura segunda casa no Porto. Ocupação “está nos 110%”

Founders Founders começou em dezembro de 2015. O primeiro edifício fica na Rua da Constituição, no centro da cidade Invicta.
(Leonel de Castro/Global Imagens)
Founders Founders começou em dezembro de 2015. O primeiro edifício fica na Rua da Constituição, no centro da cidade Invicta. (Leonel de Castro/Global Imagens)

A procura por um novo edifício decorre há vários meses e tem contado com "alguma ajuda da câmara municipal do Porto".

Desde dezembro de 2015 que a Founders Founders ocupa o antigo edifício do DIAP – Departamento de Investigação e Ação Penal. Esta associação junta startups que começaram a escalar e que precisavam de mais espaço do que no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Com 16 empresas lá dentro, o primeiro espaço da Founders Founders já não chega. A associação está à procura de uma segunda casa no Porto, revela Tiago Carvalho, um dos cinco fundadores, em declarações ao Dinheiro Vivo.

Temos o espaço 110% ocupado. Até tivemos de reconverter e ocupar algumas das antigas celas. Já estamos ativamente à procura de um novo espaço “, revela o também líder da plataforma digital LabOrders, que permite aos profissionais de laboratório encontrar milhões de produtos diferentes.

A procura por um novo edifício decorre há vários meses e tem contado com “alguma ajuda da câmara municipal do Porto”, acrescenta este fazedor. O processo, no entanto, tem tido alguns obstáculos pelo caminho. Com uma lista de espera cada vez maior, torna-se cada vez mais urgente abrir o segundo espaço da Founders Founders.

Leia aqui: Porto. Ligação entre universidade e startups já vale 190 milhões

“Tem sido um desafio encontrar um espaço que se adeque aos nossos objetivos, não só em termos de topologia – gostaríamos que fosse um espaço fluido, onde pudéssemos aumentar ou reduzir salas – mas que também fosse um espaço que promovesse a interação entre empresas. O nosso objetivo é cerca de 3 mil metros quadrados”, revela Tiago Carvalho.

Atualmente com 150 pessoas em 16 scaleups (startups em fase acelerada de crescimento), a Founders Founders é uma das associações que mais tem contribuído para o desenvolvimento do Porto como uma das cidades de referência no ecossistema empreendedor de Portugal. As empresas desta associação já angariaram cinco milhões de euros de investimento. Grande parte destas scaleups fornece serviços para o sector empresarial (B2B).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa (E), conversa com o ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno (D), durante o debate parlamentar de discussão na generalidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), esta tarde na Assembleia da República, em Lisboa, 09 de janeiro de 2020. MIGUEL A. LOPES/LUSA

Subida do PIB em 2019 chega aos 2,2% com revisão nas exportações de serviços

Fotografia: TIAGO PETINGA/LUSA

Novo Banco prevê redução de 1,7 mil milhões de malparado em 2020

Sede do Novo Banco, ex-BES, na Avenida da Liberdade.
(Ângelo Lucasl / Global Imagens )

Novo Banco não afasta que possa vir a pedir mais capital ao Fundo de Resolução

Founders Founders procura segunda casa no Porto. Ocupação “está nos 110%”