Energia

Free Electrons: Aceleração de ideias de energia terá final em Portugal

Portugal estabeleceu metas para o reforço das energias renováveis até 2030. Fotografia: Orlando Almeida/ Global Imagens.
Portugal estabeleceu metas para o reforço das energias renováveis até 2030. Fotografia: Orlando Almeida/ Global Imagens.

Programa de aceleração internacional conta com o apoio da EDP e da Beta-i. Grupos de utilities de nove países integram esta iniciativa.

As startups com ideias para a área de energia já podem concorrer para a terceira edição do Free Electrons. Este programa de aceleração volta a contar com a participação da EDP e da plataforma de inovação Beta-i. Pela primeira vez, a final desta competição internacional vai realizar-se em setembro, em Lisboa.

Serão aceites candidaturas de startups que tenham soluções nas áreas de mobilidade, energias limpas, redes inteligentes e digitalização. Estas empresas irão depois trabalhar com grupos de energia de países como Portugal, Alemanha, Dubai, Estados Unidos, Hong Kong, Japão, Singapura e Austrália e, no total, contam com 80 milhões de clientes, de 40 países.

A edição de 2019 do programa Free Electrons irá dividir-se em três módulos: o primeiro, em Columbus, no Estado norte-americano do Ohio, em maio; o segundo em Hong Kong, na China, em junho; e o terceiro e último módulo vai realizar-se em Lisboa, em setembro, onde será conhecido o grande vencedor, que receberá o prémio de 200 mil dólares (175,5 mil euros).

As candidaturas para este programa estão abertas até 22 de fevereiro e poderão ser feitas através desta página. As startups escolhidas para o bootcamp serão anunciadas dia 13 de março.

Em 2018, a SOLshare ganhou o principal prémio por desenvolver soluções para quem não tem acesso à rede elétrica e sobre a qual o Dinheiro Vivo já escreveu.

Desde a primeira edição, o Free Electrons já proporcionou sete milhões de euros em contratos de negócio assinados entre 27 startups e 10 grupos de energia.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, durante a sua audição na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, em Lisboa, 27 de fevereiro de 2019. MÁRIO CRUZ/LUSA

ADSE já enviou novas tabelas de preços aos privados para negociação

Mario Draghi, Presidente do Banco Central Europeu. REUTERS/Kai Pfaffenbach

BCE discutiu pacote de medidas para estimular economia na reunião de julho

Hotéis de Lisboa esgotaram

“Grandes” eventos impulsionaram aumento dos preços na hotelaria em junho

Outros conteúdos GMG
Free Electrons: Aceleração de ideias de energia terá final em Portugal