financiamento

Fundo 200M recebe ‘luz verde’ de Marcelo

A Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, discursa na apresentação do HUB criativo do Beato, na antiga Manutenção Militar de Lisboa. Fotografia: Filipa Bernardo / Global Imagens
A Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, discursa na apresentação do HUB criativo do Beato, na antiga Manutenção Militar de Lisboa. Fotografia: Filipa Bernardo / Global Imagens

Medida prevê o investimento, do Estado, de 200 milhões de euros em startups e PME com o coinvestimento, na mesma proporção, de fundos privados

O 200M, o fundo de coinvestimento em startups e PME, foi promulgado por Marcelo Rebelo de Sousa. A decisão foi conhecida esta segunda-feira através da publicação de uma nota na página da presidência da república.

A medida prevê o investimento, da parte do Estado, de 200 milhões de euros em startups e PME com o coinvestimento, na mesma proporção, de fundos privados. Ao todo prevê-se a disponibilização de 400 milhões de euros para estimular o financiamento de novas empresas. A iniciativa está prevista no programa Startup Portugal, estratégia de apoio ao empreendedorismo em Portugal.

Com a ‘luz verde’ do Palácio de Belém, aguarda-se que o diploma relativo ao 200M possa ser publicado ainda antes da Web Summit de 2017, que irá decorrer entre 6 e 9 de novembro. O fundo foi anunciado em novembro de 2016 na Venture Summit, evento paralelo à cimeira digital.

O 200M deverá contar também com um mecanismo de saída da presença do Estado nas startups que forem alvo desta medida, conforme adiantou no final de janeiro o então secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

“Cada acordo prevê um mecanismo de exit desde o dia zero, sobre como o Governo sai de cena. Fica tudo claro e transparente desde o dia um. O dinheiro público não tem de ter a mesma ganância de um investidor privado, que quer retirar o maior valor possível de um investimento. O Governo se receber o dinheiro que lá colocou com uma taxa de juro aceitável, então, tudo bem”, assinalou.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Paulo Fernandes, presidente da Cofina

Cofina avança para OPA a 100% da Media Capital

Aviao TAP

TAP reforça rede em outubro: 82 rotas e 666 voos semanais no plano

Fotografia: Manuel de Almeida/EPA

Concorrência foi notificada quinta-feira do reforço do Estado na TAP

Fundo 200M recebe ‘luz verde’ de Marcelo