Design

Mobiliário que cresce com as crianças

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Patrícia Machado e Gonçalo Valente criaram uma cadeira e uma secretária que crescem com as crianças. Assim surgiu a marca UPA, em 2016

Patrícia Machado e Gonçalo Valente criaram uma cadeira e uma secretária que crescem com as crianças. Como pais de dois meninos sentiram a necessidade de projetar móveis de alta qualidade, seguros e ergonômicos, que possam ser bonitos e, ao mesmo tempo, acompanhar o crescimento das crianças, assim nasceu a UPA, em janeiro de 2016, em Lisboa.

A empresa surge através de uma campanha de crowdfunding, e através do ajuste das peças, com cinco níveis distintos, a cadeira e secretária UPA Kids acompanham o crescimento, desde os quatro anos até à idade adulta. As peças são pensadas para as famílias com preocupações ambientais e que procuram, cada vez mais, reduzir a emissão de resíduos.

“Como pais eco-conscientes, defendemos que seja sensato ter acessórios que possam ser usados ​por um longo período de tempo, ao invés de comprar diferentes móveis de acordo com todas as fases da vida infantil, gerando assim menos desperdício e economizando espaço em casa”.

E com o UPA Chair and Desk é possível ter dois móveis que podem ser ajustados para cinco níveis diferentes. Ergonómicas mas com um estilo muito trendy, “as peças têm por base um conceito que encoraja o desenvolvimento e a autonomia dos mais pequenos, sem esquecer a sustentabilidade do Planeta”.

O mobiliário é fabricado no Porto e a marca pretende agora chegar a toda a Europa com um posicionamento único no mercado pela sua função, design, segurança e durabilidade. As peças UPA Kids são produzidas em contraplacado de bétula, um material flexível, de alta qualidade, facilmente lavável e com a certificação FSC (Forest Stewardship Council). Não contêm materiais perigosos nem cheiros.

De acordo com Patrícia Machado, responsável pela UPA Kids, “embora seja muito importante ter tempo em família, há momentos em que as crianças precisam de ter o seu próprio espaço para se desenvolverem e explorarem os seus interesses, atividades e opiniões”.

E acrescenta “os produtos UPA Kids são cuidadosamente pensados para encorajar o desenvolvimento e a autonomia da criança, ao permitirem que tenha um espaço só seu, onde podem escolher as suas preferências, decidir como se vão exprimir, como vão gerir os seus pertences e como querem despender o seu tempo. Adicionalmente, pretendíamos criar peças com uma longevidade que permitisse torná-las numa memória viva e divertida da infância dos irmãos e até dos pais pois as nossas peças crescem mas também encolhem.”

Gonçalo Valente, Arquiteto responsável pelo design do mobiliário UPA Kids, salienta, que a empresa segue, “a norma europeia (EN1729) que define os parâmetros apropriados para o mobiliário, de acordo com a estatura das crianças. Segundo a mesma, para garantir ergonomia, prevenir lesões e desconcentração, é necessário garantir que os mais pequenos estão corretamente sentados ao longo das várias fases de crescimento. No entanto, o mobiliário com dimensões fixas tem um tempo de vida útil máximo, para sentar uma criança pequena, de três anos”.

“Qualidade, conforto e ergonomia que se ajustam à dimensão da criança são as palavras que melhor definem o mobiliário evolutivo UPA Kids,” conclui.

A UPA Chair e UPA Desk estão à venda em várias lojas em Lisboa ou através da loja online

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Patrick Drahi, fundador da Altice

Altice. Dona da PT confirma conversações para compra da TVI

Tesouro italiano coloca milhões a taxas de juros mínimas

Governo italiano aprova resgate de dois bancos à beira da falência

António Serrano, nos estúdios da TSF. Professor catedrático e político português, foi Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas do XVIII Governo Constitucional de Portugal.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

António Serrano: “É preciso um choque de gestão no território florestal”

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Mobiliário que cresce com as crianças