Aceleração

Pavnext: Piso que desacelera carros e gera energia vence Big Smart Cities

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Além do prémio monetário de 10 mil euros, esta startup vai a visitar a sede da Ericsson, em Estocolmo, e os respetivos polos de inovação

A Pavnext foi a grande vencedora da quinta edição do concurso de empreendedorismo Big Smart Cities. Esta startup está a desenvolver uma solução que conjuga a segurança rodoviária com a eficiência energética: ao captar a energia cinética dos veículos, reduzindo a sua velocidade junto às passadeiras. A energia captada é convertida em energia “limpa” e que pode ser utilizada, por exemplo, na iluminação pública.

Graças a esta proposta, a Pavnext conquistou um prémio monetário de 10 mil euros, incubação no Vodafone Power Lab – laboratório de inovação desta telecom – e o direito a visitar a sede da Ericsson, em Estocolmo, e os respetivos polos de inovação.

Criada por um engenheiro eletrotécnico (Francisco Duarte), um gestor (João Champalimaud) e uma designer (Sílvia Soares), a solução da Pavnext começará a ser testada em setembro em Cascais, a primeira cidade experimental para startups. O mesmo irá acontecer com outras três startups: a Tram Grid, a Smart Forest, que ganharam 2500 euros em prémio monetário, e a Tibu.

A Tram Gird ganhou o prémio Vodafone, ao apresentar um carregador rápido de veículos elétricos que se ‘alimenta’ das redes aéreas dos elétricos / comboios para gerar energia.

A Smart Forest venceu o prémio Ericsson com uma solução de rede integrada de sensores, cuja informação pode ser facilmente consultada e utilizada, por exemplo, para a mitigação do risco de incêndio.

A Tibu foi a aplicação que garantiu a menção honrosa, ao ter obtido o prémio do público. Esta aplicação móvel conecta viajantes independentes a pessoas locais com experiência.

Criada em 2013, a iniciativa Big Smart Cities registou em 2013 a participação de cerca de 240 equipas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Tiago Melo

Crédito chega às famílias mas nunca foi tão baixo para as empresas

Francisco de Lacerda, CEO dos CTT

Especuladores têm aposta de 35 milhões na queda das ações dos CTT

Foto: DR

Luta pelos cargos de topo do BCE aquece. Espanha favorita no primeiro round

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Pavnext: Piso que desacelera carros e gera energia vence Big Smart Cities