fazedores

TNW. Quebrar barreira da língua vale dois prémios a Portugal

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Projeto Speak, para integrar imigrantes, ganhou cheque de 110 mil dólares no Chivas Venture, em Amesterdão. Unbabel foi considerada a terceira melhor scaleup da Europa.

A falar é que Portugal se fez entender no festival TNW – The Next Web, um dos maiores eventos mundiais de tecnologia. A inovação social do Speak e a tradução automática para 70 idiomas da Unbabel valeram duas medalhas de bronze e destacaram-se na comitiva de cinco startups nacionais que esteve neste evento, que decorreu em Amesterdão, a capital holandesa. O Dinheiro Vivo acompanhou a conferência que mistura o conceito da Web Summit com os festivais de música de verão.

O Speak conquistou o terceiro lugar na final do Chivas Venture, um dos maiores concursos de empreendedorismo social, que teve o seu ponto alto no primeiro dia do TNW. Com o cheque de 110 mil dólares (98 mil euros), o Speak vai acelerar o crescimento do projeto que integra imigrantes e refugiados em 17 cidades de sete países europeus.

“Poderemos abrir o Speak em mais dez cidades nos próximos 12 meses, de forma muito mais rápida do que tínhamos previsto. Temos organizações que se mostraram interessadas em ser nossas parceiras, graças ao impacto que o Chivas Venture teve”, revela Hugo Menino Aguiar, fundador da startup de inovação social, que nasceu em Leiria em 2014.

Mais de três mil dos 17 500 participantes na conferência assistiram à apresentação de Hugo Menino Aguiar no palco principal. A final deste ano foi ganha pelos mexicanos da Xilinat e foi apresentada pelo ator Richard Ayoade. O projeto prevê transformar detritos agrícolas comprados a produtores pobres no México em produtos substitutos de açúcar e que podem ser consumidos por diabéticos. Com o cheque de 310 mil dólares, a startup fundada por Javier Larragoiti pode construir a sua primeira unidade de produção.

O júri da final do Chivas Venture contou com a atriz e empreendedora social Zoë Saldaña; a diretora-geral do centro de impacto social e inovação Beeck, Sonal Shah; o chairman e presidente executivo do grupo Pernod Ricard, Alexandre Ricard; e ainda Cemal Ezel, fundador da startup Change Please, que ganhou a edição de 2018.

Portugal alcançou o melhor resultado de sempre na quarta edição deste concurso. Lançado em 2015, o Chivas Venture já contribuiu para melhorar a vida de dois milhões de pessoas de 50 países. Foram atribuídos, ao todo, cinco milhões de dólares de financiamento.

Além da final do Chivas Venture, o festival TNW também foi palco do Tech5, evento privado que recebeu as cinco melhores startups de dezenas de países, como Portugal. Inicialmente, Unbabel, Landing.Jobs, HUUB, Zaask e YouClap foram as representantes nacionais. A Unbabel foi considerada a terceira melhor ScaleUp da Europa. Esta medalha de bronze ajudou a facilitar alguns contactos.

“Estivemos aqui para angariar grandes empresas. Ganhar prémios ajuda a abrir algumas portas. Queremos tornar a nossa marca ainda mais conhecida”, assinala João Graça, responsável tecnológico da Unbabel.

Com escritório há dois meses na Holanda, a HUUB esteve pela segunda vez nesta conferência. “Queremos ter uma posição forte na Europa e faz todo o sentido estar nestes eventos”, destaca Tiago Craveiro, cofundador da plataforma sediada na Maia.

Mais conhecida pelos jovens, a rede social YouClap também voltou a estar presente. “Procurámos sobretudo parceiros estratégicos para podermos escalar na Europa, onde há comunidades de youtubers muito influentes. Aqui, há empresas e marcas que conhecem esses influenciadores”, explica José Rocha, cofundador e presidente executivo da plataforma.

A Landing.Jobs também esteve no TNW “porque não é só a Web Summit que interessa para os fazedores”, entende Pedro Oliveira. O cofundador e líder da plataforma de recrutamento tecnológico considera que “a Holanda é um mercado extremamente interessante para qualquer startup”. A Zaask acabou por não se juntar à comitiva portuguesa por opção própria.

O jornalista viajou a convite da Chivas Portugal.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Paulo Neto Leite, CEO da Groundforce.

Ministério Público acusa Groundforce de discriminação com prémios de 2017

Fotografia: Leonardo Negrão/Global Imagens

Leis laborais revistas quase sem desvios ao acordo de Concertação Social

Ursula von der Leyen foi o nome nomeado para presidir à Comissão Europeia. (REUTERS/Francois Lenoir)

Parlamento Europeu aprova Von der Leyen na presidência da Comissão

Outros conteúdos GMG
TNW. Quebrar barreira da língua vale dois prémios a Portugal