programação

Girls in STEM. Vodafone forma 40 jovens programadoras em Portugal

Fotografia: DR
Fotografia: DR

Operadora admite dar mais bolsas de formação para ajudar mulheres a entrar no mundo da programação.

Há 40 jovens adolescentes portuguesas que vão ter formação em programação. A iniciativa “Girls in STEM” vai voltar a ser promovida pela Vodafone em 26 países, Portugal incluído, para aumentar o número de mulheres nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

A Vodafone repete a iniciativa iniciada em 2017 e que incluiu a formação presencial de programação para 23 jovens da escola secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa. A formação de 12 horas permitiu a estas mulheres aprenderem “os primeiros conceitos de programação e de base de dados” para o desenvolvimento de várias aplicações e jogos para telemóvel.

A operadora liderada por Mário Vaz admite que ainda poderá aumentar o número de bolsas de formação para este ano. “Já falámos com várias escolas secundárias e estamos disponíveis para oferecer mais do que os 40 cursos previstos”, afirma ao Dinheiro Vivo fonte oficial da Vodafone. Em Portugal, esta formação é feita em parceria com a escola de tecnologia e inovação para crianças e jovens Happy Code Portugal e vai decorrer entre abril e junho.

O mundo tecnológico necessita de mais iniciativas para resolver os problemas de género. “Apenas 35% das mulheres e raparigas aprofundam os seus conhecimentos nas áreas de STEM, e muitas delas não têm motivação para desenvolver as competências necessárias para serem bem-sucedidas nestas indústrias”, refere a empresa. A formação “Girls in STEM” vai abranger 500 raparigas em todo o mundo.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O ministro das Finanças, Mário Centeno MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Orçamento pode trazer novo alívio de 200 milhões de euros no IRS

Ponte 25 de Abril

Atrasos no concurso não comprometem arranque das obras na Ponte 25 de Abril

LEONARDO NEGRAO /Global Imagens

Grupo português investe 80 milhões na compra da Toys “R” Us Iberia

Outros conteúdos GMG
Girls in STEM. Vodafone forma 40 jovens programadoras em Portugal