Guia para totós. Como abrir e guardar um vinho sem se estragar

Como será abrir a garrafa Porto Ferreira Vintage 1815, acabada de ser vendida em Londres? Uma grande responsabilidade, não só porque tem 200 anos, como custou muito dinheiro - 6.800 euros. O medo de dar um passo errado é inevitável, mas isso pode ser minimizado se seguir os conselhos dos especialistas da norte-americanos da Whole Foods Market (WFM) e do blogue Fine Dining Lovers.

. Servir champanhe e espumantes (Sparkling wine). A garrafa de espumante deve estar à temperatura de 8.8 ° C. segundo indica a WFM. Depois de aberto, este vinho pode ficar guardado no frigorífico entre um e três dias, desde que com um wine stopper (rolha especial) apropriado para a pressão deste vinho.

. Vinho branco, vinho doce e vinho Rosé. Abrir qualquer um destes vinhos quando a garrafa estiver à temperatura de 11.6 ° C. Escolha um copo estreito e faça o que indica a WFM. Depois de abertos, o vinho branco e rosé aguentam até uma semana guardados no frigorífico, diz a Wine Folly, embora se perceba uma mudança de sabor logo no primeiro dia por causa da oxidação. Outros saberão melhor ao segundo dia. É o caso dos vinhos de clima frio, como o Pinot Grigio, do norte de Itália, e os franceses Riesling e Sauvignon Blanc.

. Vinho branco encorpado. Vinhos como o Chardonnay e Viognier tendem a ter menos acidez, o que pode levar a que se estraguem mais rapidamente do que os vinhos mais leves. O ideal é guardá-los no frigorífico com rolha, que pode ser de vácuo.

. Vinho tinto. A temperatura ideal para servir este vinho são os 16.6 ° C. Tire a rolha, decante-o, se necessário, e sirva como explica a WFM. Quanto mais tanino e acidez este vinho tiver, mais tempo vai durar aberto. Pelo contrário, um vinho com pouco tanino, como um Pinot Noir, não vai durar tanto tempo aberto, quanto um Petite Sirah. A Wine Folly diz que alguns vinhos só melhoram depois de abertos um dia. Para guardar este vinho aberto, escolha um lugar fresco e escuro, como o frigorifico, em vez de uma dispensa com 21 ° C.

.Vinhos fortificados. Vinhos como Porto, Xerez, Marsala e Madeira têm uma vida longa na prateleira das lojas, por causa da adição de brandy. No entanto, os seus sabores desaparecem rapidamente se forem expostos à luz e ao calor. Quando mais doce e fortificado, mais tempo vai durar. Em média, depois de abertos estes vinhos duram até 28 dias guardados, com rolha em lugar fresco e escuro.

. Bag-in-a-box e vinho em embalagem de cartão. O primeiro aguenta entre duas e três semanas guardado no frigorífico. É o mais indicado para apreciadores que bebem vinho todos os dias, porque esta embalagem não deixa entrar oxigénio e assim não se estraga. Até já há produtores que têm bons vinhos bag-in-a-box. O vinho em pacote de cartão deve ser tratado da mesma maneira.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de