Crianças

Ideia Biba. Faz dos seus filhos astronautas

Eles são criadores de sonhos
Eles são criadores de sonhos

Os auspícios para 2012, em Portugal, são o que todos ouvimos na televisão, mas para a equipa da empresa Ideia Biba vai ser o ano em que a facturação vai, no mínimo, duplicar – se não chegar a multiplicar-se por dez. E tudo depende, apenas e tão só, de um projecto a aguardar definição.

“Se não for em Portugal, de certeza que no Brasil, onde vamos abrir no início do ano, vai ser um êxito a uma escala muito superior”, adianta João Pedro Amaral, 32 anos, director executivo da empresa sediada em Águeda.

A Ideia Biba nasceu pela mão de José Nuno Amaro, antigo guarda-redes que, lesionado, se ocupou com uma academia para crianças e, depois, a pedido de um centro comercial, da organização de eventos para os mais novos. Assim nasceu o Europeuzito (desde 2000), a Copa (em ano de Mundial), o Kids TT (ligado à reciclagem) e a jóia da coroa: o Crianças na Lua.

O evento, criado em 2005 com o selo da Agência Espacial Europeia, recria uma estação espacial e ensina aos mais novos tudo o que há a saber sobre a vida de um astronauta – um sucesso que já viajou por toda a Europa (em Janeiro regressa à Polónia e em Fevereiro parte para o Sul da Itália).

“Com excepção dos meses de Agosto e Dezembro, geralmente não temos vaga na agenda para colocar o programa em mais sítios”, confessa João Pedro. Este ano é “uma excepção” e a viagem ao espaço estará no Palácio do Gelo, em Viseu, até ao final do ano.

No Brasil, com a chancela da Agência Espacial Brasileira, estão prestes a ser assinados os contratos que replicam a experiência. “Só para começar, vai permitir-nos facturar mais de um milhão de euros”, revela o director da Ideia Biba. Por cá, o crescimento permite à empresa facturar, este ano, 600 mil euros.

Retrato

A Ideia Biba também organiza eventos como o Optimus Alive e o mundial de Kitesurf, cerimónias de recordes do Guinness, etc. Custam 100 a 250 mil euros. A equipa tem sete pessoas, nove a partir de Janeiro.O Brasil será a porta de entrada na América Latina e já há contrato para quatro eventos em 2012. www.ideiabiba.pt/

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Centeno, ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo. Fotografia: EPA/STEPHANIE LECOCQ

Peso da despesa com funcionários volta a cair para mínimos em 2020

26/10/2019 ( Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens )

Conselho de Ministros aprovou Orçamento do Estado

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República portuguesa. Foto: REUTERS/Benoit Tessier

OE2020: PR avisa que é preciso “ir mais longe” em matérias como a saúde

Outros conteúdos GMG
Ideia Biba. Faz dos seus filhos astronautas