Reportagem

“Isto é espetacular”. Seguimos Marcelo na visita ao Second Home

EPA/ANTONIO COTRIM
EPA/ANTONIO COTRIM

Presidente da República aceitou o convite do espaço para inovação britânico instalado em Lisboa, que celebra o primeiro aniversário

Marcelo Rebelo de Sousa escolheu o espaço de inovação para startups e empresas Second Home para passar o final da tarde após ter validado o Orçamento do Estado para 2018. Durante duas horas, o Presidente da República distribuiu elogios, beijos (até a barrigas de grávidas) e abraços pelas centenas de pessoas que estavam dentro do Mercado da Ribeira, em Lisboa.

“Isto é espetacular.” Foi desta forma que o Chefe de Estado elogiou Rohan Silva, cofundador do Second Home, que realizou uma visita guiada a este espaço. A celebrar o primeiro aniversário, o Second Home prepara-se para abrir um segundo local em 2019. Até lá, tem de dizer a todos os candidatos que já não há uma única cadeira livre no local, que está rodeado de plantas.

Foi a primeira visita de Marcelo ao Second Home e não faltaram elogios para os estrangeiros ouvirem. “Vocês estão no paraíso. Aceitem isso! Até o Presidente da República é bom”, gracejou. Durante o pitch de Portugal, o chefe de Estado lembrou: “somos felizes a fazer as outras pessoas felizes”. E falou ainda sobre a saudade – “homesick”, em inglês -: “Vocês vão ter saudades quando saírem de Lisboa.”

Saudosista, o Presidente recordou que quando tinha 20 ou 21 anos, quando começou a trabalhar, “não havia uma sociedade aberta em Portugal”. Nada a ver com o que se passa hoje.

O Chefe de Estado já tinha aberto a sessão de elogios durante a visita guiada. O presidente da câmara, Fernando Medina, “é o génio que está a dar a Lisboa”. O ex-secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, é a “cabecinha pensadora”.

Ao longo da visita ao espaço, Marcelo falou com várias das startups e empresas que estão instaladas. Numa imobiliária, o Presidente começou logo por lamentar: “O que eu poderia fazer da vida?” Junto aos serviços financeiros da Volkswagen, o Chefe de Estado esteve “a ver o sucesso”. Junto a uma startup, Marcelo foi perentório: “That means future” (“Isso é o futuro”). Houve ainda tempo para fotografias e selfies, algumas delas tiradas pelo próprio Presidente.

Marcelo gostou tanto da visita que quer fazer uma visita surpresa. “Fiquei com vontade de passar aqui às duas da manhã na próxima semana só para ver se está cá alguém.”

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Centeno, ministro das Finanças de Portugal. Foto:  André Kosters/LUSA

Função Pública. Aumentos de 2020 com base na inflação de 2019

O ensino profissional é uma das áreas em que Portugal se posiciona pior na tabela do IMD World Talent Ranking 2019. Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens

Portugal é 23º no ranking mundial de talento. Caiu seis posições

EDP. (REUTERS/Eloy Alonso)

EDP tranquiliza clientes sobre nova marca SU Eletricidade. Preços mantêm-se

Outros conteúdos GMG
“Isto é espetacular”. Seguimos Marcelo na visita ao Second Home