Fazedores

Kovered. Ligar cuidados de saúde a clientes sem dores de cabeça

korevd
DR

Fundada em Portugal por Christopher Miller, a startup que ser a resposta para ligar cuidados de saúde a clientes e não conhecem bem o país.

Há um ditado português que diz que a necessidade aguça o engenho. Christopher Miller não é português (é americano) mas foi em Portugal que desenvolveu o seu negócio. A necessidade foi o gatilho que fez explodir a ideia.

“É uma história interessante, mas também triste”, começa por dizer. “A minha mãe sofria de uma variante de hipertensão pulmonar, o que a obrigava a tomar oxigénio. A minha mãe adorava viajar” mas, para isso, Christopher tinha de assegurar que “haveria estabelecimentos médicos no destino com a capacidade de acomodar qualquer coisa que lhe pudesse acontecer”. Há alguns anos, a mãe morreu. Mas o filho do empreendedor também tem problemas de saúde, apesar de serem uma “condição menos grave”, obrigam igualmente a cuidados redobrados na hora de viajar.

“Quando nos mudámos para Portugal tentámos encontrar um pediatra, e foi muito difícil. Por fim, a minha mulher e eu decidimos que precisávamos de criar uma plataforma que permitiria a alguém como nós, imigrantes ou viajantes, aceder a essa informação num só lugar”, explica.

E assim nasce a Kovered, uma plataforma que tem como missão ligar os utilizadores àqueles que prestam serviços ao nível de saúde, bem-estar e fitness. Disponível em várias línguas, a ideia é “ligar viajantes, imigrantes e locais para encontrar estabelecimentos/profissionais sem a azáfama de fazer vários telefonemas para encontrar uma vaga, sendo possível a marcação efetiva de consultas através da app”.

Para isso, os utilizadores podem fazer a pesquisa por especialidade, local ou idioma. Além desta vertente para o cliente final, a plataforma funciona também como um software como serviço (SaaS) para os profissionais destas áreas, permitindo-lhes realizar operações como registar relatórios médicos e sincronizar agendas. “Para os profissionais que trabalham a título particular (personal trainners, terapeutas, etc.) acaba por ser uma ferramenta com bastante potencial para a gestão de clientes, marcações e performance”, salienta.

Christopher Miller não esconde que em Portugal há já algumas empresas que operam no mesmo segmento que a Kovered. Contudo, “a oferta que pretendemos dar é uma solução digital all-in-one completa e abrangente com marcação de consultas nas clínicas, ao domicílio e videoconsulta. O nosso foco não se resume só à medicina tradicional. Acreditamos que cuidar da nossa saúde é atuar nas diferentes frentes, nomeadamente: medicina alternativa e serviços que possam contribuir para o bem-estar físico e mental, como os ginásios, personal trainners, cabeleireiros, nutricionistas, spa, espaços de estética, farmácias e lares”.

Com uma equipa de nove pessoas, a empresa foi financiada em grande parte por capitais próprios do fundador. Agora, é altura de dar o salto. “Estamos atualmente à procura de financiamento para aumentar a nossa equipa nos departamentos de IT e vendas”.

Ao contrário do que aconteceu com outros negócios, o empreendedor americano acredita que a pandemia de covid-19 “provou que a nossa plataforma pode ser utilizada em muitos níveis”. E caso uma segunda vaga da pandemia chegue, a startup “planeia ter um importante papel na assistência a prestadores de cuidados de saúde e utilizadores” ou, “ainda que não haja, queremos fornecer assistência em geral para que a saúde não seja colocada em último lugar.”

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: EPA/PATRICK SEEGER

Bruxelas dá luz verde a Banco Português de Fomento

Exemplo de ouro numa loja de câmbio em Klaaswaal, Países Baixos. (EPA/ROBIN VAN LONKHUIJSEN)

Ouro atinge recorde e excede os 2 mil dólares

Centenas de turistas visitam todos os dias os jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens

FMI: Portugal com perdas acima de 2% do PIB devido à quebra no turismo

Kovered. Ligar cuidados de saúde a clientes sem dores de cabeça