chocolate

Madécasse. Madagáscar quer vender ao mundo os melhores chocolates

Empresa vende chocolates online
Empresa vende chocolates online

70% do cacau existente no planeta vem de África mas apenas 1% do chocolate produzido no continente africano. Parece contra-senso? Exacto.

Para inverter esta realidade, em 2008 foi criada em Madagáscar a Madécasse, uma empresa de exploração de cacau e produção de chocolates, com o objetivo de aumentar os lucros dos agricultores e produtores.

A empresa, criada pelos voluntários da Peace Corps – que aprenderam com os melhores agricultores africanos, observando-os – quer usar a inovação para dar à volta ao habitual mercado e produzir em África, a terra que produz o cacau, um dos melhores chocolates do mundo.

O exemplo da empresa já foi premiado pela revista norte-americana Fast Company, que o distinguiu como uma das “Most Innovative Companies” em 2011.

A Madécasse conseguiu devolver o poder da cultura do chocolate a Madagáscar e redescobriu novas espécies de cacau que se pensavam extintas. Além disso, um dos argumentos de exploração é o de que os agricultores podem contribuir para práticas de conservação da natureza já que as árvores fazem sombra e muitas vezes ficam próximas de áreas protegidas. Além da inovação, outro dos desafios da empresa – explicam os responsáveis à Fast Company – foi conseguirem produzir os produtos inteiramente em Madagáscar.

“Somos bons a transformar as nossas desvantagens em vantagens”, explica McCollum, acrescentando que o modelo da empresa exige que todo o chocolate vendido pela empresa seja produzido em Madagáscar. “Isso obrigou-nos a ser inovadores, e procurar alguns sabores diferentes do habitual, como pimenta-rosa ou limão.”, acrescenta o responsável pela empresa. E, 40% da venda de cada chocolate da Madécasse volta para o país de origem. “É uma nova nova maneira de pensar e olhar para o chocolate, que é uma indústria antiquada.” Siga a Madécasse no Facebook.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Madécasse. Madagáscar quer vender ao mundo os melhores chocolates