Fotografia

Mariana Sabido. Contar histórias de família através de fotografias

Mariana Sabido, 29 anos, vive em Lagos
Mariana Sabido, 29 anos, vive em Lagos

@page { margin: 2cm }
P { margin-bottom: 0.21cm }
A:link { so-language: zxx }
De calções e camisa branca, os 29 anos de Mariana Sabido nem se notam. A fotógrafa vive em Lagos mas está em Lisboa onde veio passar uma semana, para fotografar crianças, grávidas e famílias inteiras.

É frequente ver Mariana de um lado para o outro, especialmente agora que Laura, a filha da fotógrafa, está maior (nasceu no Verão do ano passado). Estamos perto da hora de almoço e Mariana está no Jardim da Estrela, à sombra. É nessas condições que mais gosta de fotografar. As encomendas chegam através de email, normalmente depois de as pessoas ouvirem falar de Mariana ou do site Mãe 360º, que a fotógrafa actualiza quase em simultâneo com o blog (www.bentleysfamily.wordpress.com).

Mariana nasceu em Londres – onde os pais trabalhavam – mas veio para Portugal com apenas dois anos. Com um percurso escolar normal, o chumbo a uma disciplina do 12º ano precipitou um curso de fotografia. Três manhãs semanais eram dedicadas a estudar fotografia na ETIC, depois de ter tirado um curso de Verão no Ar.co.

Com o 12º concluído, a fotógrafa queria fugir ao “percurso normal”, ou seja, à entrada na universidade. “Andei dois anos no IADE em Marketing e Publicidade, mas percebi que não era o que eu queria. O que eu queria era fotografia. E fui estudar para o Brasil, um curso pós-laboral em São Paulo que me permitia trabalhar durante o dia com fotógrafos, ilustradores, e outras pessoas dessa área”. A riqueza cultural da cidade foi o elemento que faltava.

Quando voltou a Portugal, Mariana Sabido fez alguns trabalhos de fotografia para revistas como a “XIS”, do “Público”, mas o objectivo era ficar por pouco tempo e ir para Londres fazer um mestrado. Em 2007 voltou para Portugal, e foi viver para Lagos. “Comecei a pensar no que queria fazer, e olhei para as fotografias que tirava: tenho muitos sobrinhos e tinha boas fotografias deles. Pensei que era esse o caminho que faz sentido”.

Daí e fotografar famílias inteiras foi um passo curto. Começou com pessoas que conhecia, mas rapidamente o negócio passou de boca em boca. “Agora fotografo pessoas que não conheço de lado nenhum e esta é a minha única profissão. Acho que o meu trabalho se aproxima do cinematográfico, daí o livro incluído no trabalho. É como contar uma pequena história, em fotografias”, descreve.

Mariana Sabido fotografa mais de 60 famílias por ano, sobretudo ao fim-de-semana e durante o Verão. As sessões de família custam 195 euros (inclui fotografias, CD e livro com as melhores fotografias).

Retrato

Mariana Sabido é fotógrafa de famílias e vive em Lagos, Algarve. O investimento da fotógrafa resume-se a material fotográfico. O site e o blog são os dois principais veículos de divulgação do trabalho da fotógrafa. Mariana fotografa mais de 60 famílias por ano. O trabalho decorre, na maioria, durante os meses de Verão e aos fins-de-semana.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gustavo Bom/Global Imagens

Não conseguiu validar as faturas para o IRS? Contribuintes têm mais um dia

O ministro das Finanças, Mário Centeno, na apresentação das obras de arte da coleção BPN, agora integradas na Coleção do Estado, no Forte de Sacavém. Fotografia: TIAGO PETINGA/LUSA

Fundo de Resolução já pagou em juros 530 milhões ao Estado e 90 milhões a bancos

(Filipe Amorim / Global Imagens)

Venda do Novo Banco é “um não-assunto” para o Fundo de Resolução

Mariana Sabido. Contar histórias de família através de fotografias