empreendedorismo

Meet the Maker dá a conhecer fazedores do Porto

Topázio, a tradição na arte de trabalhar a prata. Fotografia: Pedro Granadeiro / Global Imagens
Topázio, a tradição na arte de trabalhar a prata. Fotografia: Pedro Granadeiro / Global Imagens

A ideia é reunir 3 “fazedores” da cidade em torno de um tema. A primeira edição acontece no dia 5 de dezembro e vai ser dedicada ao tema “A costumização como um novo luxo em Portugal”. Os primeiros “fazedores” convidados serão a Topázio, a My Swear e o Atelier des Créateurs.

Decorre a 5 de dezembro o primeiro Meet the Maker, uma iniciativa promovida pela Porto Fashion Makers, que pretende reunir marcas portuenses para partilharem a sua experiência e visão sobre o mercado. As sessões são abertas ao público.

Em cada edição, serão convidadas três marcas de diferentes dimensões, conceitos e estratégias, mas com um denominador comum que serve de mote ao debate de ideias. Nesta primeira edição, o tema é “A costumização como um novo luxo em Portugal” e terá como participantes a Topázio, a My Swear e o Atelier des Créateurs. O evento decorre das 10h às 15h, na fábrica da Topázio, em Gondomar.

“A ideia é que as sessões do Meet the Maker se realizem em ambiente criativo ou no seio de um dos espaços de produção, de forma a dar a conhecer a arte e o engenho por detrás das marcas”, explica Joana Campos Silva, do Porto Fashion Makers.

Depois há um almoço, preparado por um Chef convidado, onde as ideias e os contactos continuarão a fluir. A Chef convidada para esta edição é a também portuense Filipa Cardoso, do projeto diospiro.

“Somos uma plataforma que pretende descobrir e reunir os talentos do Porto e colocar a cidade no mapa de referência das cidades cosmopolitas, por isso, este é mais um projeto que pretende promover o que de melhor se faz por cá e, ao mesmo tempo, por em contacto os diferentes agentes”, acrescenta Joana Campos Silva.

O Meet the Maker é aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia que pode ser feita aqui. Tem um custo por pessoa de 35 euros, que inclui o almoço.

Sobre os Makers desta primeira edição, saiba que a Topázio é uma marca de pratas com 140 anos de história e de tradição na arte de trabalhar a prata. Para além do seu espólio de produtos e de uma produção muito alargada de objetos em prata, a Topázio permite uma costumização total, graças ao seu alargado número de moldes e graças ao “saber fazer” dos seus artesãos. São muitas as marcas internacionais que recorrem à produção da Topázio para produtos personalizados. A marca será representada pela diretora de marketing, Carla Costa, que dará a conhecer a Topázio e fará uma visita guiada pela fábrica.

Já a My Swear é uma marca de calçado que aposta na personalização, apresentando uma possibilidade de 60 possíveis personalizações de luxo, tudo graças a uma tecnologia 3D, que permite aos compradores online visualizar todos os modelos. Individualidade, estilo e qualidade são os principais valores da marca. A My Swear, que vende exclusivamente através da Farfetch, terá presente no evento o Chief Operating Officer da marca, Gonçalo Cruz.

Por fim, o Atelier des Créateurs, empresa especializada em fatos por medida, que alia a alfaiataria tradicional às mais novas tecnologias. O mercado a que se destina é um nicho muito específico, em que “a qualidade se sobrepõe a tudo o resto”. E é essa é a sua diferenciação, garante: “a aposta na qualidade e na perfeição do produto final, bem como a sua flexibilidade e capacidade de resposta a toda e qualquer exigência dos clientes, até dos mais extravagantes”. O diretor geral, Ricardo Conceição, é o representante no evento.

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