música

Morreu Bernardo Sassetti (1970-2012)

Morreu Bernardo Sassetti
Morreu Bernardo Sassetti

Morreu o pianista e compositor Bernardo Sassetti, confirmou fonte da Clean Feed, editora do músico.

As causas da morte do pianista não são conhecidas. Bernardo Sassetti tinha cancelado recentemente alguns concertos por motivos de saúde. De acordo com a agente do músico, Olga Neves Carneiro, os problemas de saúde estiveram relacionados com um ombro do artista.

Uma das obras mais conhecidas de Sassetti foi o Três Pianos, um trio com Mário Laginha e Pedro Burmester. “Nocturno”, lançado pela editora Clean Feed em 2002, foi distinguido com o 1º Prémio Carlos Paredes. “Indigo” e “Livre” são os mais recentes álbuns de música de piano a solo para a mesma editora.

Em 2010, numa das últimas entrevistas de Sassetti, o músico falava ao lado de Carlos do Carmo, sobre a homenagem ao fadista.

O tema mais conhecido do filme “Alice“, do realizador português Marco Martins, foi também um dos mais célebres. Carlos do Carmo foi outro dos músicos portugueses a cantar com o pianista.

Mário Laginha era um dos músicos que mais trabalhou com o pianista. Em 2006, depois de um concerto em Odemira, os dois músicos falaram à rádio local. Com Laginha gravou dois álbuns, “Mário Laginha/Bernardo Sassetti” e “Grândolas”, uma homenagem a Zeca Afonso e ao 30º aniversário do 25 de abril.

Bernardo da Costa Sassetti Pais era bisneto do antigo Presidente da República, Sidónio Pais, e casado com a atriz Beatriz Batarda, com quem tinha duas filhas.

Sassetti compôs música para o cinema, destacando-se a participação no filme do realizador Anthony Minguella, “O talentoso Mr. Ripley” (Paramount).

Na página do Facebook do músico acumulam-se homenagens de fãs e admiradores.

Bernardo Sassetti tinha 41 anos. O funeral do músico vai ter duas cerimónias, uma pública e outra privada. As datas ainda não são conhecidas.

No Parlamento, Inês de Medeiros reagiu à notícia da morte do pianista e compositor. “A música portuguesa fica mais pobre. Portugal fica mais pobre. É o desaparecimento de alguém com um talento absoluto.”, disse.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Cristiano Ronaldo  Foto: EPA/HOMEM DE GOUVEIA

Cristiano Ronaldo dá nome a aeroporto da Madeira

lagarde fmi g20

G20. Brexit “reforça incertezas” para a economia mundial

provas08

Wine Fest. 150 razões e mais uma para passar na Alfândega do Porto

AG600 hidroavião

China concluiu construção de maior hidroavião do mundo

EPA/PIROSCHKA VAN DE WOUW

Pokémon Go. As marcas, os lucros e a loucura em Portugal

um horário de trabalho mais reduzido é sinónimo de uma vida mais saudável (70%) Fotografia: REUTERS/Neil Hall

Trabalhar mais de 40 horas? Sim, mas com salário maior

Conteúdo Patrocinado
Morreu Bernardo Sassetti (1970-2012)