empreendedores

Muuv. A nova plataforma de compra e venda de carros usados

Os fundadores da Muuv. Nuno Vasconcelos (à esquerda), Luís Ramos, Miguel Brandão, Ruben Fernandez e  João Albuquerque (à direita) da equipa de Marketing.
Os fundadores da Muuv. Nuno Vasconcelos (à esquerda), Luís Ramos, Miguel Brandão, Ruben Fernandez e João Albuquerque (à direita) da equipa de Marketing.

Criada por quatro jovens empreendedores, a Muuv pretende simplificar os processos de compra e venda de carros usados

É uma nova plataforma digital de venda e compra de carros usados, lançada com o objetivo de simplificar o processo de venda e os custos associados aos stands de automóveis. O projeto foi lançado em 2016 por quatro jovens empreendedores e está incubado na Startup Lisboa desde o início deste ano.

Mas o que a torna diferente? A isenção das despesas gerais (overhead costs) que o consumidor paga na compra de um carro. Esta isenção deve-se ao facto de a start-up operar num espaço virtual, poupando no pagamento de um espaço físico.

Este modelo de negócio permite praticar valores de mercado mais competitivos podendo o vendedor receber “entre 10% a 20% mais do que numa situação de venda a um stand ou retoma”. O preço do veículo é determinado por um algoritmo próprio gerado pela start-up e as avaliações são calculadas com base em sondagens dos preços praticados no mercado. Para além dos valores competitivos, a qualidade do veículo é da assegurada pela Muuv, “uma vez que todos passam por uma certificação de 220 pontos” referentes ao interior, exterior, mecânica e performance.

Caso queira vender um carro e receber uma avaliação preliminar, o vendedor deve aceder ao website e inserir a informação básica sobre o veículo (ano, quilómetros, marca e modelo). A avaliação completa é feita posteriormente, quando a Muuv envia ao local um mecânico. Definido o preço final, é feito um relatório fotográfico do veículo a ser divulgado na plataforma. Este processo não representa custos para o vendedor e a promoção e gestão é assegurada pela empresa.

“Ao longo do tempo, o mercado foi-se adaptando e atualmente é importante ir ao encontro das expectativas do consumidor” diz Rúben Fernandez, um dos responsáveis pela Muuv.

Em comunicado a start-up avança ainda que “com a massificação do uso da internet nos negócios C2C (consumer-to-consumer) e B2C (business-to-business), os consumidores ganham maior poder de mercado, conseguindo aceder mais facilmente a qualquer tipo de informação.”

Os quatro empreendedores que fundaram a Muuv terminaram os estudos nas áreas de engenharia, economia e gestão. Da necessidade de revolucionar, digitalmente, o mercado de carros usados, em 2016 juntaram-se para dar início ao projeto. Atualmente a Muuv tem dois pontos de recolha, no Porto e em Lisboa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Combustíveis

Encher o depósito para ir de férias fica mais barato: combustíveis descem preços

Combustíveis

Encher o depósito para ir de férias fica mais barato: combustíveis descem preços

Foto: Paulo Spranger

Contadores inteligentes acabam com estimativas na conta da luz

Outros conteúdos GMG
Muuv. A nova plataforma de compra e venda de carros usados