Ministério dos Negócios Estrangeiros

Nesta pensão é a criatividade que está no ar

José Carvalho é director da Mainside
José Carvalho é director da Mainside

Crise é nome de terra de oportunidades para José Carlos Carvalho, 46 anos, director-geral da Mainside. Com as apostas que a empresa de reabilitação urbana tem feito desde 2003, José pode não fazer de propósito, mas não nega que lança projectos em tempos difíceis.

“São também épocas de oportunidades. E são essas oportunidades que tentamos explorar”, explica. A Pensão Amor, inaugurada há pouco mais de duas semanas, é o projecto mais recente da empresa criada em 2003 e especializada em reabilitação urbana.

“Este edifício servia antigas pensões, de serviço à prostituição. Tentámos recriar o ambiente de pensão num contexto adaptado ao dos dias de hoje”, esclarece “José Carlos Carvalho. Os 39 quartos da Pensão Amor – triplos, duplos, singles e os chamados quartos da criada, sem luz natural – são alugados por períodos determinados a empresas pequenas, escolhidas de acordo com o potencial criativo. Os preços variam entre os 150 e os 375 euros mensais, preços em conta para negócios com a dimensão daqueles que a Mainside escolheu acolher na unidade hoteleira.

“O nosso cliente já não é a senhora e o marinheiro. Quisemos juntar no mesmo edifício entidades que pudessem interagir e onde pudessem criar–se sinergias.” Como todas as unidades hoteleiras, a Pensão Amor tem zonas comuns para os hóspedes e está aberta a visitantes. A empresa investiu 75 mil euros na reabilitação do edifício pós-terramoto de 1755, mas manteve as marcas do tempo, a sobreposição de tintas e os rebocos visíveis, “que fazem parte dessa história”. Os hóspedes alinharam. “É muito bom ver um novo projecto aceite. Isso significa que estamos a fazer as coisas certas.”

A Pensão Amor, inaugurada a 17 de Novembro, arrancou com 20 empresas, incluindo um cabeleireiro, uma loja de lingerie e até uma livraria erótica, uma espécie de prolongamento da Ler Devagar do LX Factory, mas especializada em literatura ligada ao erotismo.

“Apoiámo-nos no nosso conhecimento do Lx Factory e procurámos entidades e empresas que, à partida, nos pareciam interessantes e que já nos tinham contactado para integrarem os projectos em Alcântara. No fundo, foi um repescar de candidaturas, colocando-as neste caldeirão. Quisemos trabalhar a parte humana desses projectos e com essas pessoas.”

Para isso, o investimento no prédio com duas entradas – pela Rua do Alecrim e pela Rua Nova do Carvalho – e a revitalização de um novo Cais do Sodré, com a inauguração de projectos como o Bar da Velha Senhora e o Povo e o encerramento da rua ao trânsito, foram decisivos para a escolha do local. “A zona é preferencial, não só pelo potencial arquitectónico como pela relação com o Tejo e pela possibilidade de lhe ser acrescentado valor. A ideia é torná-la uma zona vivida por pessoas.”

Além do projecto de quartos/escritórios, a Pensão Amor tem ainda um bar que funciona com programação própria e é explorado pela Mainside. Uma nova área de negócios para a empresa. “A ideia era tão forte como um todo que não nos permitia arrancar apenas com um dos lados. A nossa intervenção no edifício foi de respeito por todas as fases e o projecto é um todo. E sem a aposta numa área completamente nova para nós, achámos que ficava coxo.”

A crise foi um empurrão para a aposta. “É essencial agir. A criatividade é válida em todos os negócios. Usamo-la para antecipar. Não há tempo para eternidades. Não só é necessária a rapidez de implementação como a flexibilidade para esses projectos mudarem a qualquer momento.” Acredita sempre que as coisas vão correr bem? “Nunca acreditei que não iam correr”, admite José Carlos.

Veja o vídeo a partir de 3ª feira em www.dinheirovivo.pt

Retrato

A Pensão Amor abriu a 17 de Novembro. O espaço comum é explorado pela Mainside e está acessível tanto a hóspedes como a visitantes. A pensão tem 39 quartos: triplos, duplos, singles e de criada, com preços entre 150 e 375euro por mês, com Internet e outros serviços incluídos. O investimento foi de 75 mil euros (sem a compra do edifício). Na Mainside trabalham 9 pessoas. www.mainside.ptA

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Nesta pensão é a criatividade que está no ar